Alerta de temporal! Duas regiões podem registrar chuva volumosa, ventania e granizo

Passagem de nova frente fria associada a um ciclone extratropical provoca temporais em estados de duas regiões brasileiras.



A previsão do tempo desta sexta-feira (18) destaca a formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul. Ao longo da tarde e da noite, eles avançam sobre o país, espalhando nuvens carregadas sobre outros estados.

Leia mais: Defesa civil faz alerta de chuva com ventos de até 80 km/h para ESTA região

Até o fim do dia, a frente fria atinge Santa Catarina e Paraná, além do Mato Grosso do Sul e a parte oeste e sul de São Paulo.

Já no interior do Brasil, prevalece o tempo seco e a falta de chuvas. A situação é diferente apenas na faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte, onde as nuvens de chuva aumentam.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo completa para cada região do país:

Região Nordeste

Afetadas pelo ar seco que predomina no país, a maioria das áreas do Nordeste terá um período de muito sol e algumas nuvens. A umidade segue alta no litoral, e pode chover no sul e no leste da Bahia, no litoral e interior de Sergipe e de Alagoas, na Zona da Mata, Agreste e litorais de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Chove com mais frequência em Salvador e no leste de Pernambuco. Na capital baiana, o volume de chuvas entre os dias 17 e 18 de agosto atingiu 35% da média de normal para agosto.

Região Norte

Tocantins, boa parte do Pará, centro, sul e leste do Amazonas, Acre e Rondônia terão um dia marcado por sol forte e tempo seco. Não deve chover em nenhum desses locais.

No entanto, pancadas de chuva com raios são esperadas a partir do período da tarde sobre o Amapá, noroeste do Pará, Roraima e faixa norte do Amazonas.

Região Sul

A frente fria e o ciclone extratropical que se formam entre o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina levam muita chuva para o centro e o sul do Rio Grande do Sul. Chove também nas demais áreas gaúchas e no oeste de Santa Catarina, onde as pancadas se intensificam no decorrer da tarde.

A nebulosidade cresce e provoca chuva à tarde e à noite nas demais áreas catarinenses e no Paraná. Há risco de chuva mais volumosa e granizo no centro-sul gaúcho, e de rajadas de vento com até 80 km/h no Rio Grande do Sul, no oeste, centro, sul e norte de Santa Catarina e no centro, oeste e sul do Paraná.

Região Sudeste

O Sudeste terá um dia de muito sol, calor e poucas nuvens, mas sem chuva. A frente fria que se aproxima de São Paulo deve provocar pancadas de chuva com raios e rajadas de vento de até 50 km/h no período da tarde e da noite no oeste e sul do estado paulista.

Há previsão de chuva rápida também para o litoral norte do Espírito Santo.

Região Centro-Oeste

A sexta-feira será de tempo seco, sol, calor e poucas nuvens nos estados do Centro-Oeste. Entretanto, a frente fria atinge o Mato Grosso do Sul entre a tarde e a noite, provocando pancadas de chuva com raios.

No estado, a precipitação será de moderada a forte, com previsão de rajadas de vento de até 80 km/h no oeste e sul, e de até 70 km/h no centro, leste e noroeste.

Alerta de temporal

Os meteorologistas divulgaram um alerta especial de perigo de temporal e chuva volumosa, com chance de queda de granizo e ventania no centro e sul do Rio Grande do Sul.

Também há alertas de temporais no centro, norte/nordeste gaúcho, na fronteira de Roraima com a Venezuela, em Santa Catarina (exceto região de Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte) e no oeste e sul do Paraná e de Mato Grosso do Sul.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário