Veneza deve entrar na lista de cidades em perigo, ou melhor, de locais com patrimônio mundial em perigo, segundo recomendação da UNESCO. A agência da ONU alertou as autoridades italianas sobre a necessidade de intensificar os esforços para proteger a cidade histórica, que enfrenta uma série de ameaças, desde as mudanças climáticas até o turismo de massa.
Leia também: Lista dos 14 países mais bonitos do mundo! Spoiler: tem Brasil no meio
A recomendação foi feita porque, para a UNESCO, a contínua deterioração causada pela intervenção humana representa um risco de “danos irreversíveis” ao valor excepcional e universal da cidade dos canais, desejada mundialmente por turistas.
Entre os exemplos, a construção de arranha-céus foi citada como um fator que contribuiu para um “impacto visual negativo significativo” em Veneza, enquanto as mudanças naturais e humanas combinadas têm causado danos nas estruturas construídas e áreas urbanas.
O Comitê do Patrimônio Mundial apontou que não houve um progresso significativo na abordagem das questões persistentes e complexas relacionadas à cidade. As medidas propostas pela Itália para mitigar a situação foram consideradas insuficientes.
Nova entre as cidades em perigo, Veneza recebe milhões de turistas por ano
Embora o governo italiano tenha proibido navios de cruzeiro de navegarem nas águas do centro da cidade há dois anos, outras regras de proteção ainda não foram adotadas. Um plano de reservas pagas de entrada no centro de Veneza, por exemplo, foi adiado repetidamente e agora deve ser implementado somente a partir de 2024.
No ano passado, Veneza recebeu 3,2 milhões de visitantes, mas esses números incluem apenas os turistas que pernoitaram na cidade, excluindo os que passaram por lá rapidamente.
Com a inclusão na lista de patrimônio mundial em perigo, a UNESCO espera uma maior dedicação e mobilização das partes interessadas locais, nacionais e internacionais para preservar o patrimônio histórico e cultural de Veneza.