Um polêmico novo modelo da Citroën está gerando discussões sobre sua classificação como carro ou não. Apesar da montadora francesa afirmar que o Citroën Ami “não é um carro“, ele se move como um e pode agitar ainda mais o debate sobre o futuro do segmento automotivo.
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O veículo compacto mede 1,52 m de altura, 2,41 m de comprimento e 1,36 m de largura, e faz parte dos esforços da marca em buscar modelos sustentáveis e econômicos, com foco na pauta ESG e na meta de ser “Carbon Free” até 2038.
O Citroën Ami tem um diferencial interessante, permitindo acesso a lugares onde veículos convencionais não podem chegar. Equipado com um motor de 6 kW, ele oferece uma autonomia de até 80 km e pode ser recarregado em qualquer tomada de 110V ou 220V, levando menos de quatro horas para atingir a carga completa.
Sua velocidade máxima é de 45 km/h, e ele possui uma capacidade de bagagem de 70 litros, além de um giro de 7,2 m. O modelo foi apresentado pela primeira vez em novembro de 2022 durante o Rio Innovation Week. Na época a própria marca chegou a brincar chamando o veículo de “torradeira elétrica” pelo formato e a afirmar que “radares e postos de combustíveis não gostam dele, mas o Rio Innovation Week vai adorar”.
Novo modelo da Citroën vai ser lançado no Brasil
Embora algumas informações técnicas ainda não tenham sido divulgadas, a Citroën confirmoou que o Ami será comercializado no Brasil e em outros países da América do Sul. Em um vídeo recente, os executivos da montadora percorreram o Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG) com o modelo, mostrando sua capacidade de acessar ambientes com passagens estreitas.
Enquanto isso, o C3 continua sendo o principal produto da Citroën no mercado brasileiro, registrando 11.338 emplacamentos até o momento em 2023. No último mês, o hatch teve um aumento significativo nas vendas, alcançando 2.930 unidades comercializadas, em comparação com as 1.607 vendidas em maio.