Amizade entre homem e mulher é diferente e a ciência explica o por quê disso

Especialista mergulhou nessa temática e nos traz perspectivas surpreendentes sobre como ambos os gêneros se relacionam.



Quem nunca se questionou sobre as peculiaridades das amizades entre homens e mulheres? O renomado psicólogo, antropólogo e biólogo evolucionista, Robin Dunbar, mergulhou nessa temática e nos traz perspectivas surpreendentes sobre como ambos os gêneros se relacionam e o que realmente valorizam nesses laços.

Conceito do “número de Dunbar”

Imagine um mundo onde suas amizades fossem limitadas a apenas 150 pessoas. Esse é o conceito do “número de Dunbar”, que representa um limiar cognitivo de indivíduos com os quais conseguimos manter relações estáveis. Mas além da quantidade, como será que as amizades masculinas e femininas se diferenciam?
As mulheres são conhecidas por desenvolverem amizades de intensa conexão emocional. Elas criam laços diádicos, isto é, duas pessoas vinculadas de forma estreita, e seus círculos de amizade são baseados em relações mais individuais, formando um modelo de centro e raios. Já os homens têm uma abordagem diferente, formando o que podemos chamar de “clubes de amigos”.
Os clubes de amigos masculinos têm uma característica informal e descontraída. Pertencer ao clube é o que define a amizade, e muitas vezes pouco se sabe sobre os amigos além dessa associação casual. Eles podem se reunir para jogar futebol ou beber todas as sextas-feiras, e a elegibilidade para fazer parte do grupo não é muito exigente – basta não derrubar a cerveja na mesa!

Mas, afinal, o que realmente diferencia as amizades entre homens e mulheres?

O que realmente diferencia as amizades entre homens e mulheres é o que cada um valoriza nelas. Para as mulheres, é crucial conhecer quem você é como pessoa, suas características e personalidade, e isso forma a base de sua conexão. Já os homens tendem a focar no que você é, a que clube ou grupo você pertence, tornando as amizades um pouco mais anônimas nesse sentido.
Enquanto as mulheres se expressam, compartilham emoções e mantêm conversas detalhadas com suas amigas, os homens costumam se relacionar mais através de atividades compartilhadas. Rir juntos é uma forma comum de criar laços masculinos, enquanto as mulheres nutrem suas amizades através de conversas profundas e expressões emocionais.
Uma questão interessante é como as amizades evoluem ao longo do tempo. Enquanto as mulheres tendem a preservar suas amizades mesmo quando não podem se ver regularmente, os homens às vezes acabam substituindo amigos que se mudam para longe. Com o passar dos anos, alguns homens preferem estreitar seus laços e se tornam melhores amigos com um único companheiro de bar.

E por que ter amigos é tão importante em nossas vidas?

Além de fornecerem apoio moral e social, nossos amigos também são uma proteção e até mesmo um amortecedor econômico em tempos difíceis. Além disso, a amizade tem um impacto significativo na nossa saúde mental e física. Com os amigos, desfrutamos de momentos que ativam nosso sistema de endorfina, trazendo euforia emocional e nos tornando mais confiantes e felizes.
Portanto, homens e mulheres podem ter suas particularidades nas amizades, mas ambos os estilos se complementam e trazem benefícios valiosos para nossas vidas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário