Em muitos estados brasileiros, o calor se faz presente quase o ano inteiro. Isso faz com que o ar-condicionado seja um dos desejos de consumo da maior parte da população. Mesmo que o equipamento tenha ficado mais acessível ao longo do tempo, ele ainda é um grande vilão da economia.
Veja também: Ar-condicionado: 4 fortes motivos para você NÃO dormir com ele ligado
O ar-condicionado é um dos equipamentos que mais gasta energia elétrica dentro da casa. Alguns modelos prometem menor consumo, mas ainda fazem a conta de energia elétrica explodir.
No entanto, as empresas não param de trabalhar para encontrar opções de equipamentos com melhor desempenho energético. É o caso do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, o qual conseguiu encontrar um modo de manter as temperaturas baixas gastando pouca energia.
Novo ar-condicionado “verde” gastará bem menos
O novo ar-condicionado econômico é baseado em uma tecnologia chamada de “bomba de calor eletrocalórica”. Em breve, ela deve ser a substituta dos atuais compressores que se encontram no mercado.
Este equipamento inovador mistura tecnologia e design de ponta. A taxa de eficiência é de 99,74% na parte eletrônica e de 85% no desempenho. Ele pode tanto aquecer quanto resfriar os ambientes, o que é uma grande vantagem.
Outro ponto interessante é que os aparelhos tradicionais atingem 50% do limite de Carnot. Essa medida serve para revelar o desempenho de um equipamento em transformar calor em trabalho. O novo sistema consegue ter uma eficiência de 85% no mesmo sentido.
Solução para o futuro
As mudanças climáticas estão entre as principais preocupações para o futuro do planeta Terra. Isso implica que o calor será ainda mais presente com o passar do tempo. Mais do que isso, o gasto energético precisa ser reduzido através de energias limpas.
O novo ar-condicionado em desenvolvimento na Alemanha promete ser um passo a mais para a solução dos dois problemas. Pelo menos, contribuir para ambos ele irá.
Ainda não existe uma data de lançamento, mas o produto já está pronto e em fases finais de testes.