Até em vidro! 5 usos do óleo de peroba que você nem sonhava

Descubra 5 usos do óleo de peroba que vão surpreender você. Aprenda como usar esse produto versátil e eficiente na sua casa. Confira!



O óleo de peroba é um produto versátil e eficiente que pode ser usado para diversas finalidades e é encontrado frequentemente nos lares de muitos brasileiros. Isso porque além de limpar e conservar os móveis de madeira, ele também pode ser aplicado em outras superfícies e objetos para deixá-los mais bonitos e protegidos.

Veja também: Como desentupir a pia usando sal: truque vai facilitar a limpeza da cozinha

Afinal, ele é uma composição de diversos óleos e solventes de origem vegetal e mineral, dotado da capacidade de eliminar todas as marcas de desgaste presentes na madeira. Então, quando aplicado de maneira adequada, é capaz de fazer desaparecer marcas incômodas, tais como impressões digitais, sinais de objetos, sujeira e até mesmo arranhões.

Foto: Imagem/Reprodução

Dessa forma, adicionalmente, os componentes do óleo proporcionam proteção ao material, independentemente do tipo de madeira. Confira 5 usos do óleo de peroba e como ele pode facilitar a rotina de limpeza e manutenção da casa.

1. Óleo de peroba para o Fogão

O fogão é um dos eletrodomésticos que mais sofrem com o acúmulo de gordura, sujeira e manchas. Correto? Para deixá-lo brilhando como novo, você pode usar o óleo de peroba nos modelos de inox.

Assim sendo, basta lavar a superfície com detergente neutro e, após seca, espalhar o óleo com um pano macio. O óleo vai criar uma camada protetora que vai evitar que o inox fique opaco ou enferruje.

2. Chão com brilho extra

Em segundo lugar, o óleo de peroba também pode ser usado para dar um brilho extra aos pisos de madeira, cerâmica ou porcelana. Ele ajuda a remover as marcas de uso, os riscos e as manchas que podem comprometer a aparência do chão.

Dessa maneira, basta aplicar o óleo com um pano após a limpeza comum do piso. O resultado será um chão mais liso, brilhante e resistente.

3. Desparasitação de pragas

Agora, se você quer se livrar das pragas que podem infestar a sua casa, como formigas, baratas, moscas e mosquitos, uma dica é usar o óleo de peroba como repelente natural. Ele tem propriedades que afastam esses insetos indesejados sem prejudicar a sua saúde ou o meio ambiente.

Diante disso, para fazer o repelente caseiro, misture o óleo de peroba com sal grosso e álcool 70 em um copo de plástico e coloque-o nos locais onde as pragas costumam aparecer.

4. Frescor e aroma agradável para o granito

Já o granito é uma pedra muito usada nas bancadas das cozinhas por ser bonita, durável e fácil de limpar. No entanto, ele também pode ficar manchado ou sem brilho com o tempo. Para evitar isso, você pode usar o óleo de peroba para hidratar e proteger o granito.

Nesse sentido, basta aplicar o óleo com um pano limpo sobre a superfície e deixar agir por alguns minutos. Depois, remova o excesso com outro pano seco. O granito ficará mais fresco, cheiroso e brilhante.

5. Vidros mais reluzentes

Por fim, os vidros das janelas, portas e espelhos também podem ficar mais limpos e brilhantes com o uso do óleo de peroba. Ele ajuda a remover as marcas de dedos, poeira e gordura que podem deixar os vidros opacos ou embaçados.

Ou seja, para isso, comece limpando os vidros com um produto específico ou uma solução de água e vinagre. Depois, aplique o óleo com uma flanela sobre os vidros e esfregue bem. O óleo vai criar um efeito espelhado que vai refletir a luz e deixar os vidros reluzentes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário