scorecardresearch ghost pixel



Atenção ao golpe da mangueira: como motoristas podem evitar o prejuízo

Motoristas de várias partes do Brasil denunciam uma nova fraude nos postos de combustíveis, conhecida como o golpe da mangueira. Veja como funciona.



Há mais um golpe fazendo vítimas que merece a atenção dos motoristas brasileiros. Ele está sendo chamado de “golpe da mangueira”. Já ouviu falar dele? Entenda como funciona e qual é a estratégia usada pelos postos de combustíveis para entregar menos produto aos consumidores e, assim, lucrar mais.

Leia mais: Atenção, motorista: golpe da ‘bomba fantasma’ nos postos faz novas vítimas

Nessa falcatrua, o prejuízo se dá na entrega de menos produto do que a quantidade paga pelo cliente. Esse golpe pode ser executado de várias formas, como ao calibrar a bomba para fornecer menos combustível ou interromper o fluxo antes que a quantidade paga pelo consumidor seja entregue no tanque dos carros por completo.

Golpe da mangueira

Esse tipo de prática tem sido visto em várias cidades brasileiras, tornando essencial que os motoristas estejam atentos na hora de abastecer o carro. No “golpe da mangueira”, os frentistas dobram uma parte da bomba durante o abastecimento, acumulando assim cerca de um litro de líquido na extensão do item.

Dessa forma, essa quantidade não chega ao tanque do cliente, apesar de ter sido paga por ele. Consumidores que se sentiram lesados compartilharam as suas histórias nas redes sociais. Um deles mencionou que, para evitar ser vítima desse golpe, o mais prudente é pedir para que a mangueira seja passada sobre o automóvel, evitando assim o acúmulo de combustível ao dobrá-la.

Duas empresas foram consultadas e se pronunciaram sobre o assunto, a Gilbarco Veeder-Root e a Wayne, fornecedoras de equipamentos e tecnologias relacionadas a postos de combustíveis.

De acordo com elas, embora a dica de esticar a mangueira para evitar a fraude tenha sentido em termos lógicos, ela não seria realmente necessária. As empresas explicaram que, quando um carro começa a ser abastecido, já há uma quantidade de gasolina parada no interior da mangueira, que é o que resta de abastecimentos anteriores.

Essa quantidade inicial de combustível na mangueira seria suficiente para compensar qualquer possível perda que ocorresse pelo fato dela estar dobrada durante o abastecimento.

Ainda assim, é sempre importante verificar se o medidor da bomba começa a contar do zero antes de iniciar o abastecimento. Por isso, olhe sempre para a bomba antes de começar a abastecer. Esteja atento até o final para conferir se o fluxo de combustível não foi interrompido durante o abastecimento. Outra dica é procurar postos que já tenham uma reputação de ser de confiança, na tentativa de reduzir os riscos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário