O Bradesco foi um dos primeiros bancos a contar com uma assistente virtual desenvolvida por meio da inteligência artificial (IA). Em resumo, a BIA, como é chamada a assistente do Bradesco, auxilia os clientes da instituição desde 2016. Com ela, é possível consultar saldos, extratos e solicitar os comprovantes dos correntistas. De acordo com o banco, mais de 2 bilhões de interações com os usuários já forma feitas desde o seu lançamento.
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Bradesco irá notificar os clientes
O novo anúncio do banco informou que a BIA terá uma nova função de extrema importância. Agora, a assistente virtual irá confirmar as transferências via PIX que foram impedidas por questões de segurança. Dessa forma, caso alguma transferência seja bloqueada, a BIA irá entrar em contato com os clientes para esclarecer o ocorrido.
Caso os correntistas tenham feito envios por PIX para alguma conta suspeita, a assistente entrará em contato por meio de uma mensagem via WhatsApp. Vale ressaltar que o banco já utiliza esse sistema para evitar compras suspeitas no cartão de crédito desde abril de 2022, salvando mais de R$ 96 milhões em tentativas de golpes.
BIA e o golpe do PIX
De acordo com o diretor de Segurança Corporativa do Bradesco, José Gomes Fernandes, “antes da confirmação com os clientes, avaliamos diversas variáveis, que vão desde o histórico e perfil do cliente, valor da transação, até a conta do beneficiado”.
A partir dessa análise dos usuários, será possível identificar as transferências fraudulentas. E será nesse momento que a BIA entrará em ação, enviando uma mensagem no WhatsApp para que o cliente tenha ciência do que está acontecendo e possa confirmar ou negar o tal PIX realizado.
No último mês, o método bateu um novo recorde de uso no Brasil, atingindo mais de 128 milhões de operações nos dias 6 e 7 de julho. Atualmente, o PIX é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Com isso, Fernandes concluiu que “a BIA se mostrou uma ferramenta fundamental em transações de segurança”.