O Banco Central anunciou na última quarta-feira (2) um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic. Logo após o comunicado, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil reduziram os juros do crédito consignado para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia mais: Mudanças no saque-aniversário do FGTS: o que já se sabe sobre a medida?
A redução na Selic para 13,25% ao ano foi tomada durante a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, tendo sido a primeira em três anos. A taxa impacta o custo do crédito no país.
Novas taxas
No comunicado divulgado pela Caixa, o banco anuncia que a taxa de juros no consignado do INSS agora parte de 1,70% ao mês, contra 1,74% ao mês até então.
“Com a diminuição, em um contrato com valor líquido de R$ 10 mil, em 84 meses, o cliente passa a economizar um valor superior ao de uma prestação ao final do pagamento do contrato”, exemplificou o banco.
O Banco do Brasil, por sua vez, informou que os novos juros começam a valer na sexta-feira (4) para as linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º salário.
O percentual foi ajustado de 1,81% para 1,77% ao mês (faixa mínima) e de 1,95% para 1,89% ao mês (faixa máxima).
A instituição também anunciou reduções no capital de giro, conta garantida, desconto de títulos e outros produtos. As ofertas variam de acordo com o perfil do cliente.