Você já imaginou como seria visitar uma praia que está prestes a desaparecer? Essa é a realidade de algumas das mais belas e populares praias do Brasil, que estão sofrendo com os efeitos das mudanças climáticas, da erosão e da urbanização desenfreada. Segundo um estudo do Centro Conjunto de Pesquisa da Comissão Europeia, o Brasil tem uma das 20 praias que mais devem encolher no mundo todo até 2100.
Veja também: País pertinho do Brasil tem uma das praias mais lindas do mundo; veja onde
A praia que lidera o ranking nacional – e ocupa a 14ª posição na lista mundial – é Morro Branco, no Ceará, que deve perder impressionantes 224,6 metros de faixa de areia nos próximos 80 anos. Morro Branco é famosa por suas falésias coloridas, que formam um labirinto natural e um cenário deslumbrante. Mas se nada for feito para preservar esse patrimônio natural, ele pode se tornar apenas uma lembrança em um futuro próximo.
As quatro praias brasileiras que mais devem encolher até 2100
Outras quatro praias brasileiras completam o top 5 das mais ameaçadas na América do Sul. São elas: Praia dos Carneiros, em Pernambuco, que deve encolher 166,4 metros; Porto de Galinhas, também em Pernambuco, que deve perder 146,1 metros; Ponta Negra, no Rio Grande do Norte, que deve diminuir 141,5 metros; e Praia de Muro Alto, mais uma vez em Pernambuco, que deve reduzir 132,5 metros.
O impacto do turismo e da urbanização nas praias brasileiras
O que essas praias têm em comum é que são destinos turísticos muito procurados por sua beleza natural e sua infraestrutura. No entanto, essa mesma infraestrutura pode estar contribuindo para o desgaste das praias, pois muitas construções estão muito próximas da costa e interferem na dinâmica natural do litoral.
As mudanças climáticas e a erosão como fatores de risco
Além disso, o aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global e a erosão provocada pelas ondas e pelo vento também são fatores que aceleram o processo de perda de areia.
As possíveis soluções para preservar
Mas nem tudo está perdido. Ainda há tempo para reverter essa situação e garantir que as praias brasileiras continuem sendo um orgulho nacional e um atrativo para os visitantes.
Diante disso, algumas medidas que podem ser tomadas são: investir em projetos de recuperação e proteção da costa; fiscalizar e regular as construções à beira-mar; conscientizar a população e os turistas sobre a importância da preservação ambiental; e apoiar iniciativas de pesquisa e monitoramento das praias.