Você já ouviu falar no eclipse solar anular? Também conhecido como “anel de fogo”, esse fenômeno ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol, garantindo um efeito incrível. Quem está da Terra consegue ter uma visão impressionante e fascinante. Em uma cidade especial do Brasil, os moradores terão a melhor experiência de todas.
Leia mais: Brasil terá visão privilegiada do eclipse anular, o maior fenômeno de 2023
Quando a lua está numa posição mais distante da Terra, isso faz com que o seu tamanho pareça menor em comparação ao sol, criando assim um efeito de “anel de fogo” durante o eclipse. Em algumas regiões do país, é possível observar o eclipse solar anular de forma privilegiada. Quem não quer, não é verdade?
Anel de fogo
Esse espetáculo é extremamente raro e oferece uma oportunidade única de testemunhar a beleza do cosmos daqui da Terra. Vale ressaltar que, em cada região do país, o fenômeno pode ser observado de maneira diferente.
Para se programar e não perder essa incrível oportunidade, é importante saber que o eclipse solar anular vai acontecer no mês de outubro. A melhor visão em todo o Brasil será de quem estiver na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Por isso, se você mora na cidade ou até quer curtir a visão privilegiada, dá tempo de se programar e organizar o passeio para lá e, assim, conferir o anel de fogo.
O evento está previsto para o dia 14 de outubro, às 16h46.
Em João Pessoa, os observadores terão a chance de apreciar claramente o “anel de fogo” que se formará no céu. Felizmente, em outras partes do Brasil também será possível viver essa experiência, só não do mesmo jeito.
No Sertão, cidades diversas, como Sousa, Triunfo, Santa Helena, Pombal e São João do Rio do Peixe proporcionarão uma visão privilegiada do fenômeno. Na região do Cariri, destaque para Seridó, Assunção, Frei Martinho e Taperoá. No Curimataú, Cacimba de Dentro, Dona Inês, Nova Floresta e Cuité serão pontos ideais para a observação.
No Agreste, as cidades de Caiçara e Logradouro também poderão desfrutar do espetáculo. No litoral Norte, Rio Tinto, Jacaraú, Mataraca e Mamanguape completam a lista de lugares recomendados para a observar o eclipse anular.