Em um mundo cada vez mais consciente quanto à importância da sustentabilidade, desvendar os segredos do consumo de energia em casa é essencial. Inclusive, há um eletrodoméstico que supera as expectativas quando se trata de consumo. Sabe qual é? Se respondeu “geladeira“, saiba que errou. Veja qual é o grande vilão energético.
Leia mais: Sua conta de luz pede socorro! Péssimo hábito com o carregador é preocupante
Ao descobrir, você não só ficará surpreso como também irá aproveitar algumas dicas para economizar de verdade e dar um bom alívio para o seu bolso. Embora muitos acreditem que a geladeira ou a máquina de lavar seja o principal vilão no consumo de energia em casa, há um dispositivo que ultrapassa as duas.
Vilão energético
Estamos falando do ar-condicionado! Sim, ele é o queridinho de muita gente por deixar os ambientes menos quentes e mais confortáveis, mas é aquele que mais faz os números da conta de luz subirem.
Isso, porque nos dias mais quentes, para conseguir resfriar os ambientes, o ar-condicionado precisa de um gasto altíssimo de energia elétrica para dar conta do serviço. Os modelos antigos ou de grande porte são os que mais puxam eletricidade, por serem – normalmente – os menos eficientes.
Se você é do tipo de pessoa que deixa o ar ligado o dia todo, a sua situação deve ser ainda pior. O uso prolongado é de um peso enorme para o bolso. Além dele, os aquecedores elétricos, secadoras de roupa e fornos elétricos também contribuem bastante para o consumo excessivo de energia em casa.
Para economizar, a dica é usar todos eles com moderação e buscar alternativas mais econômicas. Por exemplo: aproveite os dias quentes para secar as roupas no varal, não na máquina. Outros pequenos ajustes na sua casa podem fazer toda a diferença, como a troca das lâmpadas incandescentes por LEDs.
Além disso, desligue as luzes e aparelhos eletrônicos durante o dia e sempre que não estiverem em uso.
Se for ligar o ar-condicionado, feche bem portas e janelas para evitar a entrada de calor. Com alguns ajustes, você pode economizar muita energia, além de cuidar mais e melhor do meio ambiente.