scorecardresearch ghost pixel



Com que idade você encontrará o amor? Matemática pode ter a resposta

A matemática pode oferecer uma probabilidade, mas no final das contas, o coração tem suas próprias equações.



A matemática e o amor sempre foram vistos como dois mundos distantes, mas quem diria que um ajudaria a decifrar o outro? A busca pelo amor da sua vida pode parecer uma incógnita tão complexa quanto uma equação matemática. No entanto, segundo a teoria chamada ‘parada ideal’, esse enigma tem uma solução e ela está diretamente relacionada à sua idade.

Leia também: Melhor idade para se casar sem correr risco de divórcio, segundo a ciência

A professora de Análise Espacial Avançada da University College London (UCL), Hannah Fry, é a responsável por essa inusitada correlação. Segundo ela, a faixa etária ideal para encontrar a pessoa amada é de 37% da sua vida amorosa ativa, considerando o período entre os 15 e os 35 anos.

Sendo assim, 37% de 20 anos (que é a diferença entre 15 e 35) é de 7,4 anos. Somando isso aos 15 anos iniciais, chegamos ao marco de 22,4 anos. Vamos arredondar isso para os 22 anos para simplificar. Isso quer dizer que, matematicamente, a melhor idade para encontrar o amor da sua vida seria por volta dos 22 anos.

Afinal, como chegaram a essa conclusão?

Para chegar a essa conclusão, Fry desenvolveu uma equação que considera “P” como a melhor pessoa, “R” o número de casais rejeitados e “N” o número de potenciais novos casais. Aplicando estes elementos em seu cálculo, ela obteve o percentual de 37%, que levou à faixa dos 22 anos.

Mas é claro que a matemática, por mais fascinante que seja, não pode levar em consideração a complexidade e a imprevisibilidade da natureza humana. Há uma série de fatores – físicos, emocionais, culturais, até mesmo financeiros – que podem afetar o momento em que alguém encontra o amor de sua vida.

E Fry reconhece isso. Ela admite que sua teoria tem limitações, como a dificuldade de prever com quantas pessoas você pode se relacionar ao longo da vida. Por isso, ela sugere que sua teoria seja aplicada principalmente durante o período em que se está mais ativo na busca por um relacionamento amoroso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário