O café é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas do mundo, assim sendo, uma enorme quantidade de resíduo é produzido para sua preparação, a famosa borra do café. Entretanto, ao invés de simplesmente descartada no lixo, essa “sobra” pode ser reutilizada para uma série de funções, que vão muito além dos usos convencionais, como fertilizante, por exemplo.
Leia mais: Pó que vale ouro: saiba o que fazer com a borra do café e evite desperdício
Confira como reaproveitar a borra de café.
Usos únicos da borra de café
1. Esfoliante para a pele
Devido a sua textura em grãos, a borra do café pode encontrar uso como tratamento de beleza, sendo utilizada como esfoliante para pele.
Deste modo, ao ser misturada com óleo ou azeite, a borra de café tem a capacidade de remover células mortas e estimular a circulação sanguínea, o que promove uma pele mais macia e saudável.
2. Repelente de pragas
Outro uso inusitado da borra de café é como repelente natural contra as pragas de jardim, além de adubo para o solo.
Assim, ao espalhar borra pelo jardim, é possível afastar, pelo cheiro, animais como lesmas, caracóis e gatos, ao mesmo tempo que repõem nutrientes para as plantas.
3. Eliminador de odores
Seu uso para eliminação de odores, especialmente em freezers e geladeiras, é outra aplicação pouco conhecida da borra de café.
Nela, recipientes com a borra funcionam como adsorventes de mau odor, e deixam o ambiente mais fresco. Seu uso pode ser por meio de recipientes na geladeira, ou até mesmo diretamente, na hora de lavar a mão de algum odor persistente.
4. Limpeza doméstica
A borra do café também pode ter um grande uso quando se trata da limpeza doméstica. Isso ocorre pela sua textura granular, que torna a especialmente útil para limpar superfícies difíceis, como em panelas com alimentos grudados.
Além disso, devido à presença de óleos essenciais, a limpeza com a borra libera um aroma agradável nos objetos.