Compensa comprar um carro que já saiu de linha? Especialista responde

Comprar ou não um carro que já saiu de linha é uma questão que ronda muitos motoristas em algum momento de sua vida. Mesmo quando o assunto são os modelos mais populares e campeões de venda, como o Volkswagen Gol, o comprador teme tomar essa decisão. Leia mais: Carros voadores de fabricante chinesa podem ganhar uso […]



Comprar ou não um carro que já saiu de linha é uma questão que ronda muitos motoristas em algum momento de sua vida. Mesmo quando o assunto são os modelos mais populares e campeões de venda, como o Volkswagen Gol, o comprador teme tomar essa decisão.

Leia mais: Carros voadores de fabricante chinesa podem ganhar uso comercial em breve

Os motivos principais são o medo de não encontrar peças de reposição, o alto custo mecânico e as dificuldades de revender o veículo. Ao colocar tudo isso na balança, muita gente prefere deixar para lá a compra e escolher um usado que ainda esteja em produção.

Mas será que esses motivos se aplicam a todos os modelos de carro? A resposta é não.

Segundo o especialista Felipe Carvalho, colunista do UOL, tudo depende do veículo escolhido. “Se for um carro que tenha vendido relativamente bem, que compartilha peças mecânicas com outros carros de mesma marca ou até de outras marcas […], vale a pena”, afirma.

Ele afirma que o fato do automóvel ter saído de linha pode contribuir bastante na redução do preço de revenda, melhorando a relação custo-benefício.

O outro lado da moeda

Já quando o modelo é mais exclusivo, como importados, com mecânica complexa ou aqueles que tenham vendido pouco, talvez não valha a pena.

“No momento que você está comprando um carro desse que nem é tão antigo, pode ser que para você comprar vá valer a pena, mas quanto tempo você vai ficar com esse carro? Você vai ficar mais cinco anos, mais dez anos? E aí, como é que vai ser esse carro lá na frente?”, argumenta o especialista.

Segundo ele, nesses casos, é possível que o comprador encontre dificuldade em revender o veículo no futuro.

A dica, conforme o especialista, é observar os modelos que continuam sendo preferência nacional mesmo após o fim de sua produção, como Gol, Corsa, Palio e Uno. “Analisa bem o que você está procurando no mercado de usados e não fique com esse receio de ‘só porque saiu de linha não vale a pena. Pode ser que valha a pena sim”, finaliza.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário