As mudanças climáticas que estão afetando países do Hemisfério Norte, incluindo ondas de calor extremo, enchentes e tempestades intensas, tem gerado apagões, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica. Nos Estados Unidos, moradores de Nashville, capital do Tennessee, tem buscado alternativas para contornar o problema, com a ajuda dos carros elétricos.
Leia mais: Citroën Ami: carro elétrico mais compacto do mercado chega ao Brasil
Os moradores John e Rachelle Reigard mantiveram as luzes de sua residência acesas devido a picape elétrica Ford F-150 Lightning que compraram há cerca de um ano e agora funciona como uma fonte reserva de energia.
Os especialistas em carros e energia apontam que a ação deve virar uma tendência nos próximos anos, visto que a indústria está elaborando recursos para facilitar o reaproveitamento de energia, indo além da direção.
Como mencionado, as redes elétricas têm enfrentado muitos problemas com as mudanças climáticas e por conta disso, muitos investem em geradores, baterias ou sistemas de energia solar que pesam no bolso. Desse modo, para um grupo, se tornou mais vantajoso reutilizar a energia dos veículos elétricos.
Indústria está atenta para uso versátil da energia dos carros elétricos
O uso voltado para reserva de energia está atraindo interesse de grandes executivos como o presidente do Edison Electric Institute, Pedro Pizarro. Inclusive, concessionárias de serviços públicos estão analisando como fica a segurança no processo de envio de energia dos carros para a rede de abastecimento.
Até o momento, poucos modelos tem essa função de fornecer energia reserva, mas as empresas estão trabalhando para mudar isso, como a Tesla, que afirma estar desenvolvendo atualizações em seus carros para disponibilizar esse recurso.
A família Reigard relata que a picape elétrica é capaz de manter quatro geladeiras funcionando, um ventilador, um sistema de aquecimento por gás natural, além das luzes acesas. O casal ficou tão satisfeito com a tecnologia que comprou mais unidades da picape, que estão sendo usadas na empresa da família.
Eles afirmam que economizam com gasolina e outros custos operacionais, mas, por outro lado, investiram na contratação de especialistas para adaptar a residência para receber energia do carro.
No entanto, nem tudo são flores. O engenheiro de qualidade de software Kevin Dyer usou a F-150 Lightning como reserva de energia, mas o veículo tem dificuldades para funcionar. Os especialistas advertem que o uso frequente não é tão interessante para as baterias.