Descoberta nova função para carros elétricos

Com as mudanças climáticas, a rede elétrica do país está passando por problemas. Para resolver isso, moradores usam os carros como fonte reserva de energia.



As mudanças climáticas que estão afetando países do Hemisfério Norte, incluindo ondas de calor extremo, enchentes e tempestades intensas, tem gerado apagões, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica. Nos Estados Unidos, moradores de Nashville, capital do Tennessee, tem buscado alternativas para contornar o problema, com a ajuda dos carros elétricos.

Leia mais: Citroën Ami: carro elétrico mais compacto do mercado chega ao Brasil

Os moradores John e Rachelle Reigard mantiveram as luzes de sua residência acesas devido a picape elétrica Ford F-150 Lightning que compraram há cerca de um ano e agora funciona como uma fonte reserva de energia.

Os especialistas em carros e energia apontam que a ação deve virar uma tendência nos próximos anos, visto que a indústria está elaborando recursos para facilitar o reaproveitamento de energia, indo além da direção.

Como mencionado, as redes elétricas têm enfrentado muitos problemas com as mudanças climáticas e por conta disso, muitos investem em geradores, baterias ou sistemas de energia solar que pesam no bolso. Desse modo, para um grupo, se tornou mais vantajoso reutilizar a energia dos veículos elétricos.

Indústria está atenta para uso versátil da energia dos carros elétricos

O uso voltado para reserva de energia está atraindo interesse de grandes executivos como o presidente do Edison Electric Institute, Pedro Pizarro. Inclusive, concessionárias de serviços públicos estão analisando como fica a segurança no processo de envio de energia dos carros para a rede de abastecimento.

Até o momento, poucos modelos tem essa função de fornecer energia reserva, mas as empresas estão trabalhando para mudar isso, como a Tesla, que afirma estar desenvolvendo atualizações em seus carros para disponibilizar esse recurso.

A família Reigard relata que a picape elétrica é capaz de manter quatro geladeiras funcionando, um ventilador, um sistema de aquecimento por gás natural, além das luzes acesas. O casal ficou tão satisfeito com a tecnologia que comprou mais unidades da picape, que estão sendo usadas na empresa da família.

Eles afirmam que economizam com gasolina e outros custos operacionais, mas, por outro lado, investiram na contratação de especialistas para adaptar a residência para receber energia do carro.

No entanto, nem tudo são flores. O engenheiro de qualidade de software Kevin Dyer usou a F-150 Lightning como reserva de energia, mas o veículo tem dificuldades para funcionar. Os especialistas advertem que o uso frequente não é tão interessante para as baterias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário