scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Orçamento de 2024, Ministério da Pequena e Média Empresa, Superlua azul e mais de 30 de agosto

Prazo para entrega da proposta de Orçamento e 'superlua' estão entre os principais assuntos desta quarta (30).



A noite desta quarta-feira (30) será marcada pela “superlua azul”, que acontece quando a lua pode ser vista maior e mais brilhante porque está mais próxima da Terra. O evento poderá ser observado do Brasil inteiro em diferentes horários, dependendo do fuso de cada cidade.

Leia mais: Sortudo! Uma única pessoa sacou R$ 2,8 milhões em dinheiro ‘esquecido’

Falando sobre economia e política, o governo corre contra o tempo para entregar o projeto de Orçamento para 2024 antes do fim do prazo, que termina em agosto. Já o presidente Lula anunciou a criação de um novo ministério, possivelmente para acomodar as demandas do Centrão.

Nos assuntos em destaque do dia, veja também que a previsão do tempo mostra uma mudança no frio que atinge o Centro-Sul brasileiro. Confira mais detalhes a seguir.

Orçamento 2024

A equipe econômica do governo federal deve entregar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2024 até a próxima quinta-feira (31). Esse é o prazo limite estabelecido por lei para a apresentação das contas públicas do próximo ano.

As atenções do governo Lula estavam anteriormente focadas no novo marco fiscal, que foi aprovado na última terça (22), mas agora se voltam para o orçamento.

Para especialistas, o grande desafio que pode impedir o cumprimento da meta de zerar o déficit do país é a retirada do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do novo arcabouço.

Para Gabriel de Barros, economista-chefe da Ryo Asset, não será possível alcançar o objetivo. “Ainda que o governo esteja tentando ir na direção correta, tudo indica que o tamanho da frustração vai ser grande, com déficit de 0,8% do PIB em 2024, número bem acima de zero.”

Novo ministério

O presidente Lula (PT) anunciou a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, ampliando de 37 para 38 a quantidade de pastas do governo. A decisão ocorre em meio às discussões sobre uma minirreforma ministerial para dar mais espaço ao Centrão.

“Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, disse o presidente

A declaração veio após uma pergunta sobre desenvolvimento e geração de empregos. Segundo o presidente, muitos brasileiros querem emprego com carteira assinada, mas outros desejam empreender e o governo precisa oferecer ferramentas a eles.

O Palácio do Planalto tem tentado abrir espaço em seus ministérios com o intuito de conquistar o apoio do Centrão para garantir vitórias no Congresso. A criação de uma nova pasta é mais uma das decisões voltadas para esse fim.

Superlua

Ocorre nesta terça-feira a segunda e última superlua do ano. O satélite natural estará em seu perigeu, o ponto máximo de aproximação da Terra, e por isso poderá ser visto maior e mais brilhante no céu.

Também chamada de “Superlua Azul”, ela poderá ser observada às 22h35 no horário de Brasília, mas é preciso estar atento ao fuso horário. Para quem está no fuso -1, a data muda para 31 de agosto.

Na ocasião, a lua estará a 357.181 quilômetros do nosso planeta, enquanto a distância média costuma ser de cerca de 384.400 quilômetros.

Mudança no tempo

O frio que atinge o c deve começar a diminuir nos próximos dias, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste. À medida que a frente fria que provoca as temperaturas baixas perde força, os termômetros podem ultrapassar os 38°C em alguns estados.

Na serra gaúcha e em outras regiões mais altas do Rio Grande do Sul, as temperaturas começam a subir na quinta-feira (31). Entretanto, elas não ultrapassam os 26ºC ou 27ºC na capital Porto Alegre.

No próximo sábado (2), uma nova frente fria que chega à região deve provocar mais dias gelados. “Além de queda de temperatura, essa frente fria pode trazer temporais para a região”, diz Giovani Dolif, meteorologista do Cemaden.




Voltar ao topo

Deixe um comentário