E agora, casais? Restaurantes cobrarão TAXA de quem divide refeições

Você tem o costume de ir ao restaurante e dividir a entrada ou a sobremesa com alguém? Agora, essa prática pode acarretar uma taxa!



Uma medida polêmica está sendo estudada pelos restaurantes e promete desagradar os mais diversos clientes. Devido ao costume de algumas pessoas compartilharem entradas e sobremesas, os estabelecimentos da Itália começaram a cobrar uma taxa extra para aqueles que pedem talheres adicionais para dividir as refeições. E agora?

Leia mais: Comece do zero: 6 profissões em Portugal pagam até R$ 13 mil

A taxa também está sendo praticada em Portugal; porém, somente por alguns estabelecimentos.

Ao contrário do esperado pelos clientes, a Associação de Restaurantes defendeu a legitimidade da cobrança da taxa. De acordo com eles, o compartilhamento de pratos resulta em uma redução drástica nas margens de lucro dos estabelecimentos. Como justificativa, esse hábito dos consumidores gera custos adicionais para os estabelecimentos, como a lavagem de talheres extras.

Dessa forma, em épocas nas quais as margens de lucro estão cada vez melhores, os empreendedores estão sendo incentivados a se mostrar bem criativos para fazer cobranças extras. Nesse caso, além de cobrir os custos com a lavagem dos itens, a cobrança também gera um aumento no lucro dos restaurantes.

Afinal, taxa é legal?

Em uma entrevista concedida à CNN Portugal, o presidente da associação ressaltou a importância de os restaurantes se manterem transparentes em relação às políticas de cobrança. Para ele, ainda que os clientes fiquem conscientes acerca dos desafios enfrentados no setor, é importante que eles sejam informados também sobre as taxas adicionais.

Segundo o artigo 135º do decreto-lei aprovado em 2015, os clientes só podem ser cobrados por itens que foram consumidos ou que foram solicitados por eles. Com isso, desde que a taxa seja devidamente comunicada ao ser solicitado um talher extra, por exemplo, a cobrança se torna uma medida legal, de acordo com a lei.

Por fim, mesmo que a medida não represente o mesmo ganho de outra sobremesa ou entrada solicitada, a taxa aumenta os lucros dos restaurantes. Sendo assim, na hora de viajar para um desses países e decidir dividir um doce após a refeição, saiba que será preciso levar em consideração a taxa extra cobrada ao pagar a conta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário