Quem nunca cruzou com uma pessoa que parecia estar constantemente sob os holofotes, desejando aplausos infindos para suas ações e feitos? Às vezes, isso pode ser apenas um traço de personalidade confiante. Mas em outras situações, pode se tratar de narcisismo.
Leia mais: Letras que falam: 8 traços de personalidade revelados pela sua caligrafia
Então, como identificar uma pessoa assim? A questão se torna ainda mais intrigante quando consideramos que, como disse o professor de psicologia na Harvard Medical School, Dr. Craig Malkin, “todo mundo cai em algum lugar no espectro” do narcisismo.
Então, se você acha que tem um narcisista no seu círculo social, aqui vão cinco sinais reveladores.
5 sinais para identificar um narcisista no seu círculo social
1. Uma estranha sensação de superioridade
Os narcisistas declarados, como descreve Malkin, sobrevivem sentindo-se superiores aos outros. Você se lembra daquela pessoa que, independentemente do que você faz, sempre tenta diminuir seu feito para se sentir no topo? “É sempre aquela sensação de que, de alguma forma, não importa o que você faça, nunca será suficiente”, comenta Malkin.
2. Foco em si mesmo
Você já esteve em uma conversa onde sentiu que estava apenas ouvindo e nunca sendo ouvido? Narcisistas tendem a dominar conversas e tornar tudo sobre eles. “O narcisismo, em geral, significa ter uma visão inflada de si mesmo“, aponta Dr. W. Keith Campbell.
3. Dificuldade em criar laços genuínos
Malkin destaca que o narcisismo muitas vezes impede a pessoa de cultivar relacionamentos íntimos verdadeiros. Então, mesmo que pareça que um narcisista tem muitos “amigos”, as conexões podem ser superficiais, moldadas pela “exploração”, pelo “certo” e pela “comprometimento da empatia”.
4. Fachada de carisma e charme
Como aponta Deborah Ashway, conselheira clínica de saúde mental licenciada em New Bern, Carolina do Norte, os narcisistas frequentemente usam charme para trazer pessoas para seu mundo. Eles são mestres na arte da manipulação, o que pode fazer com que pareçam irresistivelmente atraentes e confiantes.
5. Uma lacuna entre a autoimagem e a realidade
Os narcisistas costumam ter uma visão inflada de suas próprias habilidades e importância. Como Ashway observa, eles projetam “uma frente muito boa” e podem convencer outros de sua grandeza, mesmo que a realidade seja muito diferente.
Se você acha que alguém no seu círculo é um narcisista, é essencial abordar o relacionamento com cautela. E, se perceber que está em uma teia de manipulação, o conselho de Ashway é indispensável: “não se culpe”.