Você já imaginava que seu smartphone pode estar gastando mais energia do que o necessário por conta do uso do GPS? Mas com esse passo simples no Google Maps você vai conseguir chegar a qualquer lugar sem precisar sacrificar o tempo de tela ou a autonomia do seu telefone.
Leia também: Se você não usa, deveria: 15 recursos indispensáveis do Google Maps
O Google Maps se tornou uma ferramenta indispensável para muitos usuários que buscam facilidade em suas jornadas, localizações e explorações pelo mundo. Com uma ampla gama de recursos, desde pesquisas de lugares até informações de tráfego, o aplicativo oferece uma experiência completa em navegação e mapeamento.
No entanto, junto com os benefícios, vem um aviso sobre o alto consumo de bateria que o aplicativo pode causar. Isso porque, para executar suas funções, o Google Maps precisa estar constantemente conectado à internet e rastreando a localização do usuário em tempo real.
Essa conexão constante e o uso frequente do GPS podem esgotar a bateria do smartphone rapidamente. Além disso, manter a tela ligada para exibir mapas e direções, bem como usar o alto-falante para orientações, também contribui para o gasto adicional de energia.
O problema, no entanto, não é exclusivo do app. Concorrentes como Waze e Apple Maps têm características semelhantes e também podem apresentar problemas de consumo excessivo de bateria.
Passo simples no Google Maps pode otimizar bateria
Há uma forma de ajustar adequadamente as configurações do aplicativo, controlando as permissões de localização e outras opções relevantes para evitar esse problema e aproveitar ao máximo os recursos do Google Maps.
Uma configuração muito útil dentro do próprio aplicativo possibilita que os usuários façam o download dos mapas das áreas desejadas e desativem o acesso à localização quando o aplicativo não estiver em uso.
Essa ação visa reduzir a frequência com que o aplicativo acessa a internet em segundo plano, o que consequentemente diminui o consumo de bateria, prolongando a vida útil da carga do dispositivo.
Realizar essa alteração nas permissões de localização é um processo simples:
- Basta acessar as Configurações do dispositivo, encontrar e selecionar a seção dedicada aos Aplicativos e, em seguida, localizar o Google Maps na lista;
- Ao selecionar o aplicativo, escolha a opção “Permissões” e, entre as alternativas apresentadas, opte pela configuração relacionada aos dados de localização. Em seguida, marque a opção “Permitir somente durante o uso do aplicativo”.
Essa configuração permite que o Google Maps seja utilizado de maneira mais eficiente e consciente, otimizando o consumo de bateria e aprimorando a experiência geral do usuário.