A determinação de muitos brasileiros em escolher entre permanecer na localidade de origem ou se deslocar em busca de condições mais favoráveis é amplamente influenciada pelo custo de vida. Dentro desse cenário, surgem 5 capitais brasileiras que se destacam por oferecer um custo de vida mais acessível.
Veja também: As cidades brasileiras que registraram os melhores índices de segurança este ano
De fato, essas cidades se destacam por oferecerem boas condições de vida, salários competitivos e oportunidades de trabalho. Além disso, elas também possuem belezas naturais, cultura e lazer para os seus moradores.
Nesse sentido, a lista é resultado dos registros do Cadastro Central de Empresas, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse levantamento aproveita os dados disponibilizados por instituições públicas, empresas do setor privado e organizações sem fins lucrativos em operação no território nacional.
As 5 capitais com o menor custo de vida
1. Florianópolis, em Santa Catarina
A primeira da lista é a cidade de Florianópolis e capital de Santa Catarina. Conhecida como a Ilha da Magia, a cidade tem a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano e um dos menores custos de vida do país. A economia local é baseada no turismo e na Tecnologia da Informação, sendo uma das regiões mais modernas do Brasil.
2. Brasília, no Distrito Federal
Já Brasília é o centro administrativo do Governo Federal e possui o maior produto interno bruto per capita em relação às demais cidades do país. Os salários são altos, com uma remuneração mensal média de R$ 5,4 mil. Brasília também é famosa pela sua arquitetura e urbanismo.
3. São Paulo, em São Paulo
A cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, é a terceira da lista. Sobretudo, ela é o coração dos negócios e empresas brasileiras, sendo conhecida como a Nova Iorque brasileira.
Ademais, também é considerada a cidade mais influente no cenário global e oferece remunerações competitivas, apesar do custo alto dos imóveis e alugueis residenciais. Sendo assim, também é um polo cultural, gastronômico e de entretenimento.
4. Aracaju, no Sergipe
Por outro lado, Aracaju é a capital de Sergipe e a quarta da lista. A cidade tem o menor índice de desigualdade do Nordeste e um dos menores do Brasil. Os salários e o custo de vida são bons, com uma remuneração mensal média de R$ 2,7 mil. Aracaju também é uma cidade linda, com praias, rios e parques.
5. Palmas, no Tocantins
Por fim, a cidade de Palmas é a capital de Tocantins e a quinta da lista. A cidade é a mais nova das capitais brasileiras e possui a melhor qualidade de vida em comparação com as outras capitais e municípios da região Norte. A economia local está em crescimento, com um índice de 8,7% acima do nacional e estadual. Palmas também tem um clima tropical e muitas áreas verdes.