A 99, plataforma de transporte urbano concorrente da Uber, está lançando no Brasil uma função que promete diminuir o tempo de espera de alguns dos seus usuários, de forma gratuita: o “selo de verificação”.
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No país, o selo vai possuir dois níveis: essencial e premium, que tem como base a quantidade de verificações de identidade que um usuário realiza. O recurso foi anunciado pela empresa na última quarta-feira (9).
Segundo a plataforma, a ideia é fortalecer a identidade dos clientes exigindo a comprovação de CPF e uma foto. Com esses selos de verificação, a empresa pretende acelerar o processo de aceitação das solicitações de corridas por parte dos motoristas.
Isso porque, segundo Leandro Abecassis, diretor de produto e experiência da 99, pesquisas internas destacaram que cerca de 90% dos motoristas se sentem mais seguros ao aceitarem corridas com usuários verificados. Esses selos serão exibidos na tela em que os motoristas visualizam e decidem aceitar ou recusar uma corrida.
Selo de Verificação da 99 será gratuito
Os dois níveis do “Selo de Verificação”, essencial e premium, são alcançados com base nos dados fornecidos pelo usuário no app da 99. O nível essencial é obtido ao inserir o nome e CPF, com a verificação da correspondência das informações por meio de fontes externas.
Já o selo premium requer, além do CPF, o upload de uma foto do rosto, a qual é analisada por um sistema de reconhecimento facial para confirmar a presença de uma imagem humana. Como não poderia deixar de ser, a empresa ressaltou que a novidade da 99 também vai incluir pessoas que utilizam nomes sociais. Nesses casos, o selo é obtido mediante solicitação e avaliação da empresa. Caso aprovado, o perfil do usuário é atualizado automaticamente.
Em nota, a 99 diz assegurar a privacidade dos usuários, garantindo que a foto só será visível para o motorista no momento da chegada ao ponto de partida. Após o término da corrida, a imagem fica indisponível.
A novidade estará disponível para todos os usuários a partir de 17 de agosto. Além disso, a partir do dia 24 deste mês, os passageiros terão a capacidade de visualizar suas avaliações na plataforma.