Nos bastidores da televisão, uma dúvida está no ar e veio à tona nos últimos dias: será que o SBT passou por uma reviravolta nas mãos de Silvio Santos? Há décadas, o Sistema Brasileiro de Televisão foi uma das joias administradas pelo icônico empresário e apresentador, mas será que a televisão foi mesmo vendida? Entenda tudo o que rolou.
Leia mais: Nova herdeira? Filha ‘perdida’ de Silvio Santos recebe da Justiça resultado do DNA
Desde a fundação em 19 de agosto de 1981, o SBT iluminou a cena televisiva do Brasil, enchendo as nossas telas com uma programação diversificada. Tinha de tudo um pouco: novelas mexicanas, jornalismo e os carismáticos programas de auditório. Desde o lendário Programa Silvio Santos até o Domingo Legal e Eliana, o canal deixou e segue fazendo a sua marca nas gerações.
SBT foi vendida?
Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, tem empreendimentos conduzidos por uma holding que carrega o seu nome. A riqueza do carismático dono da SBT e apresentador é estimada em mais de R$ 1,63 bilhões. A fortuna está em ativos, como a Jequiti, a Sisan Empreendimentos Imobiliários e o majestoso Hotel Jequitimar.
Mas a pergunta que não quer calar é: o SBT teria mudado de mãos? Segundo o portal R7, o burburinho começou depois que a TV Alphaville, com base em Santana do Paraíba, foi vendida. Ela se despede do grupo Abravanel e de seu sobrinho Guilherme Stoliar, mas isso não quer dizer que a emissora SBT, como um todo, tenha sido vendida.
Neste ano, a TV Alphaville foi negociada com a Brasil TecPar. Foi uma transação que contou com a aprovação por unanimidade da família Abravanel. Tudo foi feito de forma muito discreta, com apenas uma nota pública. A emissora estava sob os cuidados da família desde 1992.
Assim, Patrícia Abravanel segue ocupando o lugar do pai no programa mais tradicional do SBT e liderando os próprios negócios. Em 2017, ela se tornou sócia da emissora, detendo 55% das ações.