Os cupins, também conhecidos como térmitas, são insetos sociais que desempenham papéis fundamentais nos ecossistemas, entretanto quando invadem estruturas como casas e edifícios, podem causar sérios danos aos móveis de madeira, livros e até mesmo à estrutura do local.
Veja também: Café e papel higiênico: repelente natural espanta insetos igual Baygon
Mas não se preocupe, pois existem formas naturais e eficazes de combater essa praga sem precisar recorrer a produtos químicos nocivos. Conheça quatro receitas caseiras para eliminá-los de vez da sua casa.
Os cupins preferem o verão
Os cupins são mais ativos durante a estação mais quente do ano, o verão. Eles se alimentam principalmente de madeira, mas também podem atacar outros materiais que contenham celulose, como papel, papelão e tecido.
Por isso, se você tem uma coleção de livros ou objetos de decoração feitos desses materiais, fique atento aos sinais de infestação.
Como saber se você tem cupins em casa
Os cupins costumam ser discretos e silenciosos, mas deixam alguns indícios de sua presença. Um deles é o aparecimento de resíduos que se assemelham a serragem ou areia fina perto dos móveis, ou paredes de madeira. Outro é a sensação de que a madeira está oca ou frágil ao toque, ou ao som.
Diante disso, existem alguns ingredientes naturais que podem ajudar a eliminar os cupins sem prejudicar a sua saúde ou o meio ambiente.
1. Receita caseira de vinagre para se livrar dos cupins em casa
Considerado um produto versátil, o vinagre pode ser usado tanto na limpeza quanto no combate aos cupins. Ele tem propriedades ácidas que repelem e matam esses insetos, além de conservar a madeira. Para usá-lo, basta misturar vinagre e água em partes iguais e borrifar nos locais afetados. Repita o processo diariamente até eliminar os cupins.
2. Óleos Essenciais
Alguns óleos essenciais têm efeito repelente e inseticida sobre os cupins. Um deles é o óleo de cravo, que pode ser misturado com água na proporção de 10 gotas para cada litro e aplicado com um pano nos móveis e objetos infestados. Outro é o óleo de laranja, que além de afastar os cupins, deixa um cheiro cítrico e refrescante no ambiente.
3. Borato de Sódio
O borato de sódio é um sal mineral que pode ser encontrado em farmácias ou lojas agropecuárias. Ele é muito eficaz contra os cupins, pois interfere no seu metabolismo e os desidrata. Para usá-lo, misture 450g em 4 litros de água e borrife nos locais afetados usando luvas e máscara. Mantenha animais e crianças longe dessa solução.
4. Babosa
Por fim, a babosa, uma planta conhecida por seus benefícios para a pele e o cabelo, mas também pode ser usada para combater os cupins. Basta triturar a planta e misturar com água, formando uma pasta. Aplique essa pasta sobre os locais infestados e deixe agir por algumas horas. Se necessário, repita o procedimento.