Uma nova frente fria chegou à região Sul do país nesta segunda-feira (7) e promete abaixar as temperaturas nos termômetros. Por estar mais afastado do oceano, o sistema avança de sobre o litoral da Região, influenciando somente o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro, sul e sudoeste de Minas Gerais.
Veja também: Conta de energia: Aneel divulga notícia INCRÍVEL só para brasileiros
Além disso, uma massa de ar polar também influenciará o tempo nessas áreas, principalmente por meio do transporte de umidade do oceano para a costa e pela queda nas temperaturas. No entanto, não há risco de chuvas fortes no país. Porém, a combinação entre a frente fria e o transporte de umidade em direção à costa traz potencial para chuvas moderadas no leste paulista e também no Rio de Janeiro.
Queda nas temperaturas no sudeste
A frente fria chegou no estado de São Paulo na madrugada desta terça (8), influenciando desde a capital paulista até o litoral norte e o interior. Nas regiões de Campinas e Botucatu, o tempo nublado já se faz presente. Assim, a previsão do tempo indica chuvas fracas somente no sul do estado, nas regiões litorâneas e metropolitana de São Paulo.
Ao longo o dia, a frente fria chega ao Rio de Janeiro, com potencial de chuvas devido aos ventos vindos do sul e do sudeste. Dessa forma, o tempo continuará nublado e com chances de chuvas fracas em todo o leste paulista e no Rio de Janeiro, sem chegar ao interior do estado.
Ademais, a massa de ar polar irá provocar a queda mais brusca das temperaturas no leste paulista, no sul e sudeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Dessa forma, as temperaturas irão variar de 15 a 21ºC na capital paulista, e de 20 a 24ºC no Rio de Janeiro. Já no interior do leste paulista e no sul de Minas Gerais, as mínimas ficam entre 15 a 17ºC, com as máximas não ultrapassando os 24ºC.
Previsão para o restante
O tempo voltará a ficar estável somente na quarta (09) no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul e sudeste de Minas Gerais e também no Espírito Santo. No entanto, as chuvas de fraca intensidade ainda serão registradas ao longo do dia.
Já no leste de São Paulo, as condições ficarão mais estáveis entre o fim da manhã e o início da tarde, principalmente na capital, em Campinas, Piracicaba, Jundiaí, Botucatu e Rio Claro. Contudo, há previsão de fortes pancadas de chuvas no fim do dia. Por fim, o tempo firme volta a predominar na quinta (10) e na sexta (11), causando também o aumento das temperaturas.