Frio ou calor? Grandes extremos marcam a previsão do tempo desta semana

Enquanto boa parte do país enfrenta altas temperaturas e o tempo seco, frente fria deve provocar tempestades em alguns locais.



O inverno atípico observado este ano ganhará um novo capítulo nesta semana. Os próximos dias serão marcados por dualidade, com passagem de uma frente fria, vento Norte forte a intenso, massa de ar quente e chegada de uma forte massa de ar polar.

Leia mais: A melhor capital: paraíso nordestino ganha mais de 100 mil novos habitantes

Grande parte do território brasileiro será atingido por uma massa de ar quente, que aumenta a possibilidade de recordes de temperatura para a estação. As máximas podem chegar a 40ºC, especialmente entre quarta e quinta-feira (23 e 24), no Centro-Oeste e Sudeste.

Em muitos desses locais, os termômetros não marcam números tão altos nem mesmo no pico do verão.

Na terça-feira (22) o calor continua no Rio Grande do Sul, onde o ar muito quente deixa as máximas acima de 30ºC em vários municípios. A partir de quarta-feira (23), as temperaturas começam a cair no estado gaúcho, exceto no norte e noroeste.

O oeste catarinense pode alcançar máximas de 32ºC a 34ºC, enquanto no sul e no Vale do Itajaí, elas alcançam de 35ºC a 38ºC. Seguindo a tendência de calor, o Rio de Janeiro marca temperaturas próximas ou acima de 40ºC no meio da semana.

Chuvas e tempestades

Apesar do calor em boa parte do país, uma frente fria avança para sul e leste do Rio Grande do Sul ainda na terça, aumentando o risco de tempestades. Nas demais áreas do estado, o tempo continua quente.

A instabilidade também avança pelo leste de Santa Catarina, se concentrando sobre o território gaúcho na próxima quarta, onde são esperadas chuvas e temporais.

A quinta-feira (24) será chuvosa no norte gaúcho e parte de Santa Catarina e do Paraná. Já na sexta (25), a frente fria provoca muita chuva com alto risco de tempo severo em Santa Catarina e no Paraná, conseguindo alcançar áreas de São Paulo e do Centro-Oeste.

No fim de semana, logo em seguida à passagem da frente fria, uma massa de ar polar chega ao Sul e derruba as temperaturas. Há risco de formação de geada, chuva e temporais isolados, inclusive em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário