Herdeiro da era digital: por que você deveria ativar o ‘Testamento Digital’ no Gmail

Mecanismo possibilita que o usuário escolha alguém para ter acesso às informações da conta após a sua morte.



Hoje em dia, o ambiente virtual é tão importante quanto o físico na sociedade. É no meio digital que muitas pessoas acumulam dados, como contas em redes sociais, aplicativos de bancos e muitas outras informações; contudo, todos esses dados continuam ativos mesmo quando a pessoa não está mais viva. Quanto a isso, veja o que o Gmail propôs.

Leia mais: 60 segundos: ativar função do Gmail que protege de golpes é rápido

Essa situação pode ser motivo de preocupação para muitos que se importam com o futuro de seus dados, mesmo após falecerem. É provável que o Google considerou esse fator quando lançou, no ano passado, a possibilidade de os usuários realizarem um testamento digital. Entenda como funciona ao longo do texto.

Função do Gmail chama atenção

O mecanismo da big tech possibilita que os consumidores definam uma pessoa que terá acesso a um conjunto de informações sobre a conta após a sua morte. Basicamente, funciona como o ato de estabelecer um “herdeiro” que será responsável por gerenciar o perfil.

Como mencionado, esse serviço pode ser útil para quem tem um tesouro de ativos digitais, incluindo e-mais importantes, contas bancárias em fintechs e até mesmo criptomoedas. Toda essa gestão seria delegada para uma pessoa de confiança. E não para por aí, viu?

A opção também tem um viés sustentável. Segundo aponta o portal Mistérios do Mundo, a ativação do testamento digital reduz o impacto ambiental, considerando que os e-mails recebidos influenciam na pegada de carbono. Dessa forma, cuidando do seu legado online, a pessoa estaria reduzindo o fluxo contínuo de e-mails desnecessários com o passar do tempo, influenciando assim positivamente no meio ambiente.

Ativação é pelo gerenciador de contas inativas

A ativação funciona da seguinte maneira: o processo é feito pela função “Gerenciador de Contas Inativas”. Buscando essa funcionalidade, basta clicar no botão “iniciar” e seguir todas as instruções que o próprio sistema do Gmail fornece. Com isso, é importante ter em mãos as informações sobre a pessoa de confiança que gerenciará a sua conta e somente esse alguém poderá ter acesso aos seus dados pessoais.

O herdeiro terá acesso à sua conta ao receber uma notificação indicando que o perfil está inativo por algum tempo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário