Quando se trata de panos de prato, tábuas e lixeiras, é necessário refletir sobre determinados hábitos que levam ao crescimento de vírus e bactérias. Sendo assim, é preciso realizar trocas e assumir outras práticas que priorizam a sustentabilidade. Essas mudanças garantem que a saúde da sua família esteja protegida, assumindo cuidados na cozinha que eliminam a maioria da sujeira acumulada.
Veja também: Revelada a função do 4º lado do ralador: ele vai facilitar sua vida na cozinha
Estes utensílios de cozinha são sujos e precisam de atenção redobrada
1. Panos de prato e limpeza
Os panos de prato reúnem bactérias que podem contaminar alimentos, então deixe-os em uma mistura de água sanitária antes de dormir. Ao acordar, eles estarão higienizados e devem ser lavados à mão, secando naturalmente. Não use o mesmo pano para limpar os balcões e a louça, para evitar contaminação cruzada.
2. Esponjas devem ser trocadas mensalmente
As esponjas de lavar louça acumulam microrganismos, como a bactéria E.coli, que pode causar problemas intestinais e infecções. É necessário trocá-la a cada semana, optando por materiais sustentáveis, por exemplo, a bucha vegetal.
3. Livre-se das tábuas de madeira
As tábuas de madeira apresentam uma superfície porosa que potencializa a proliferação de germes. Desse modo, a tábua de plástico e fibras resistentes reduzem o risco da comida ficar contaminada. Por outro lado, não esqueça de usar bases diferentes para manipular vegetais e carnes na cozinha.
4. Higienize a pia diariamente
Não basta jogar água, pois há agentes infecciosos que se aglomeram ao redor do ralo, incluindo a temida Salmonella. Portanto, use uma mistura de proporção igual de bicarbonato de sódio e vinagre, esfregando a pia em toda sua extensão.
5. Sempre mantenha a lixeira fechada
Para reduzir as visitas indesejadas de insetos e ratos, troque o lixo todos os dias e mantenha o reservatório fechado. É possível adicionar um copo de cravo ao lado, reduzindo o mau cheiro no ambiente. Tente separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, para facilitar a coleta e a segurança sanitária do local.