Um sistema de alta pressão atmosférica está atuando sob o Brasil, causando tempo seco e inibindo a formação de nuvens de chuvas em grande parte do país. Assim, a baixa umidade acontece mediante a falta de chuvas por um longo período. Em contrapartida, algumas nuvens começam a se formar na faixa litorânea do Nordeste e também em algumas áreas da Região Norte.
Leia mais: Se você trabalha como MEI em 2023, não ignore esse ALERTA importante
Dessa forma, chuvas moderadas a fortes podem acontecer no norte da Bahia, no litoral do Sergipe e em Alagoas. A condição deve atingir também o Pará, Amapá, Amazonas e Roraima. Por outro lado, o tempo fica extremamente seco, com umidade entre 11% a 20% no oeste e sul de Goiás, Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.
Previsão do tempo para esta quarta (02)
Nesta quarta-feira (02), a região Sul conta com uma massa de ar seco sob o território, o que impede a formação de nuvens nos estados e exclui a possibilidade de chuvas. Assim, a temperatura sobe gradativamente ao longo do dia. A exceção vai para a Grande Curitiba e para o Vale do Itajaí, que conta com condições de nevoeiro durante o amanhecer.
O ar seco se faz presente também no Sudeste do Brasil. Com isso, algumas nuvens podem aparecer no litoral de São Paulo e no norte do Rio de Janeiro, porém não irão causar chuvas. Nuvens também no Espírito Santo e no leste e norte de Minas Gerais. Além disso, o interior de São Paulo e partes de Minas Gerais registram umidade entre 21% e 30% nas horas mais quentes do dia.
Já no Centro-Oeste, a região continua com o tempo seco e a umidade do ar em níveis alarmantes, com níveis que ficam entre 11% a 20%. Essa condição será observada no Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Assim, o dia será de muito sol e calor, sem chances de chuva.
Nuvens carregadas no Norte e Nordeste
No Norte, o sol e o tempo seco serão observados no Tocantins, no sul do Amazonas, Acre, centro-sul do Pará e também em Rondônia. No entanto, pancadas de chuva podem acontecer a tarde no norte e oeste do Pará, em Roraima, no Amapá e no Amazonas. Mesmo com as chuvas, o clima continuará quente em toda a região.
Por fim, quase toda a região Nordeste terá um dia de muito sol e calor. Porém, nuvens carregadas marcam presença no litoral, com previsão de pancadas de chuvas desde o sul da Bahia até a área de Fortaleza, no Ceará. Dessa forma, os precipitados serão mais fortes em Salvador e Aracaju, além de pancadas com raios no litoral do Maranhão.