Golpe à vista: conheça a prática na Uber e evite se tornar a próxima vítima

Um novo golpe está sendo aplicado na Uber por motoristas mal-intencionados. Descubra qual é e evite dores de cabeça com a prática criminosa.



Atenção, passageiros! Um golpe na Uber está colocando em risco a segurança financeira dos usuários da plataforma. Na nova prática, os motoristas criminosos estão realizando corridas diferentes das solicitadas pelos usuários, geralmente até mais longas. Com isso, os passageiros acabam sendo cobrados pelo custo extra do percurso, mesmo sem sequer terem entrado no carro. Entenda essa história.

Leia mais: Com ajuda de robô, motorista da Uber recusa 1,1 mil viagens em 24 horas

O novo golpe é possível devido a uma falha na ferramenta de segurança da Uber, que exige que os passageiros informem um código de verificação para o motorista iniciar a corrida; contudo, os golpistas estão solicitando essa chave por meio do chat antes de buscar o passageiro, afirmando que estão com problemas no aplicativo.

Por não estarem familiarizados com o golpe e pelo contato ser feito diretamente pela ferramenta, os passageiros acabam fornecendo o código. Dessa forma, o motorista inicia a corrida sem o passageiro, altera o destino e finaliza a viagem com um valor maior do que o estimado inicialmente.

Qual o posicionamento da Uber?

De acordo com a Uber, o código só deve ser fornecido ao entrar no veículo e conferir se a placa e o carro correspondem às informações dadas pelo aplicativo. Além disso, a empresa informou que está ciente do problema e já começou a tomar as providências para combater a prática.

Inclusive, a Uber utiliza análises manuais e sistemas automatizados de aprendizado para detectar os comportamentos fraudulentos de seus motoristas. Ademais, ela afirma ainda que está constantemente atualizando os seus processos internos para proteger os usuários. Enquanto uma solução não é apresentada, as pessoas devem verificar todas as informações do motorista antes de fornecer o código e iniciar uma viagem.

Em caso de vítimas da fraude, a empresa aconselha que os passageiros entrem em contato com as autoridades competentes e utilizem a seção “Ajuda” do aplicativo para obter o devido suporte. Por fim, a Uber ainda afirma que os passageiros devem sempre se manter atentos e seguir as diretrizes de segurança ao utilizar a ferramenta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário