Uma ilusão de ótica deixou os usuários do TikTok assustados depois de ser compartilhada no perfil @rish.draws. Embora não pareça, é uma imagem com a temática da Barbie. Na verdade, ela apresenta uma foto distorcida do personagem Ken, o integrante masculino da boneca mais famosa do mundo.
Veja também: Só um ovo é verdadeiro na imagem de ilusão de ótica; qual deles é?
“Eu amei tanto o filme da Barbie que fiz uma ilusão de ótica do meu personagem favorito que você só pode ver de olhos fechados”. Foi o que explicou o criador do conteúdo no TikTok. A ilusão de ótica realmente deixou muitas pessoas impressionadas.
Como funciona a ilusão de ótica? Confira o que deve ser feito
Existe um método para fazer essa ilusão de ótica funcionar. Isso quer dizer que não basta apenas olhar para a imagem, é preciso seguir algumas instruções. Você não pode apenas olhar para a imagem para fazê-la funcionar. Tem que olhar para ela por pelo menos 30 segundos.
“Você pode piscar, mas continue olhando… então eu quero que você feche os olhos e levante a cabeça um pouco. Então eu quero que você pisque com os olhos fechados, se isso fizer sentido, e você verá o retrato aparecer lentamente”, disse o realizador da ilusão de ótica.
Atenção: é preciso testar essa ilusão de ótica em um ambiente bem iluminado. Tente manter a tela do seu celular o mais “imóvel” possível para que o resultado seja realmente impressionante para o participante.
Existem vários tipos de ilusão
Ilusões de ambiguidade: imagens que podem ser interpretadas de várias maneiras, como a famosa “Vaso de Rubin”, onde alternamos entre ver dois perfis e um vaso central.
Ilusões de distorção: Alterações na forma, tamanho ou proporção de objetos, como a “Linhas de Muller-Lyer”, onde segmentos iguais parecem diferentes devido a setas direcionais.
Ilusões de cor: cores percebidas de forma distorcida, como o “Efeito de Munker”, onde matizes idênticos parecem diferentes em contextos variados.
Ilusões de movimento: sensações de movimento em imagens estáticas, como a “Ilusão de Movimento de Onda”, em que círculos parecem se mover.
Ilusões de persistência: imagens que continuam a ser percebidas mesmo após serem removidas, como a “Ilusão de Lilac Chaser”, onde vemos um círculo verde após observar pontos coloridos.
Ilusões de contraste: mudanças na aparência de um objeto devido ao contexto ao redor, como o “Quadrado de Adelson”, onde quadrados de diferentes tons parecem ter a mesma cor.