Invista em seguro: ranking lista os 10 carros mais roubados no Brasil em 2023.1

Levantamento da CNseg destaca uma queda no roubo dos veículos, mas ainda há modelos que são bem visados pelos criminosos. Veja os carros em risco.



Conforme as informações divulgadas no Anuário Brasileiro de Segurança Pública desse ano, o país apresenta, em média, mil casos de roubos e furtos de carros por dia. As ocorrências relacionadas a esses tipos de crime alcançaram 373.225 mil em 2022, representando uma alta de 8%.

Leia mais: Vai lutar contra? Em breve, ninguém poderá fugir carros elétricos

Com os números, é possível notar que houve uma queda das taxas dos últimos anos para cá. No ano passado, os veículos vítimas de roubo alcançaram a taxa de 39,7%. Já no furto, a taxa era de 60,3%. Em 2018, considerando ocorrências a cada cem mil veículos registrados, os números eram similares. Com o passar do tempo, reduziram.

Apesar disso, o furto se consolida como a principal categorial criminal para subtrair carros em território nacional. Para se ter uma ideia, em São Paulo, embora o estado tenha registrado uma queda no roubo, ainda contabilizou uma alta no furto com 47.196 registros só nos primeiros seis meses de 2023.

Agora, quem ficou curioso para saber quais são os carros mais roubados, diante desse canário considerado alarmante por muitos, poderá descobrir analisar o ranking elaborado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). A instituição desenvolveu um levantamento, observando o período entre janeiro e julho de 2023. Confira.

Quais são os carros mais roubados, de acordo com a lista do CNseg?

10º lugar – Toyota Hilux;

9º lugar – Fiat Strada;

8º lugar – Fiat Siena;

7º lugar – Hyundai HB20;

6º lugar – Ford KA;

5º lugar – Fiat Palio;

4º lugar – Chevrolet Corsa;

3º lugar – Chevrolet Onix;

2º lugar – Fiat Uno;

1º lugar – Volkswagen Gol.

Para o portal CNN Brasil, o consultor de segurança Marcy Campos Verdes, detalhou que a Volkswagem se mantém na dianteira da lista por ser uma marca forte e com grande número de modelos disponíveis no país. Ele explicou que os carros mais vendidos são também os mais roubados.

A marca em questão, por ser popular, facilita e movimenta o comércio de peças. Essa é uma oportunidade para bandidos seguirem para o desmanche para vender o veículo por partes. O índice conta com carros mais baratos e fáceis de revender, mas também há os utilitários com preços mais altos.

Esta é uma opção vista pelos criminosos como útil para transportar objetos roubados.

Já o Toyota Hilux, chama atenção por causa do preço e por sua grande estrutura, que acaba atraindo os ladrões.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário