Nova rodada de chuvas: novo ciclone extratropical se aproxima do Brasil

Chegada do ciclone extratropical que está em formação deve provocar chuvas volumosas em parte do país.



Agosto termina com o ar quente predominando sobre o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, além da formação de nuvens carregadas sobre áreas onde dificilmente chove nesta época do ano. Enquanto o ar frio de origem polar se afasta do país, as temperaturas também começam a subir na Região Sul.

Leia mais: É hora de ficar rico: simpatia da canela para fazer neste 1º de SETEMBRO

Mas os próximos dias serão nebulosos e de muita chuva em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, principalmente em Minas Gerais. No próximo sábado (2), um novo ciclone extratropical deve se formar sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

São esperados acumulados acima de 100 mm em algumas áreas do centro-norte gaúcho, com risco de queda de granizo e rajadas de vento acima de 50 km/h.

Previsão para as próximas semanas

Entre os dias 4 e 9 de setembro, os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e parte do Paraná recebem novas chuvas com volumes que podem passar de 50 mm. As autoridades alertam para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

A partir da próxima quarta-feira (6), não há mais previsão de chuvas para Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, mas segue chovendo em Mato Grosso do Sul.

Na semana seguinte, entre os dias 10 e 15 de setembro, o volume de precipitações diminui no Rio Grande do Sul, no Espírito Santo, no litoral da Bahia e dos demais estados do Nordeste. Os acumulados ficam em torno de 20 a 30 mm.




Voltar ao topo

Deixe um comentário