Onda de calor: Brasil terá temperaturas recordes até o fim da semana

Temperatura muito além do padrão para o período será registrada em diversos estados de todas as regiões.



A onda de calor que tomou conta do país em agosto deixou as temperaturas de diversos estados acima da média para o mês. Segundo a Climatempo, novos recordes históricos serão ultrapassados até o próximo sábado (26).

Leia mais: Remédio para dor e febre famoso no Brasil é proibido nos EUA e outros países

A tendência já vem sendo registrada desde o início do mês. Cuiabá (MT), por exemplo, tem média normal de temperatura máxima de 34,7°C para agosto, considerando o período entre 1991 e 2020. Durante os dias 1 a 12 deste ano, os termômetros na capital mato-grossense marcaram entre 38°C e 40°C.

Temperaturas altas também ocorreram em Porto Alegre (RS), que registrou 33,1°C no dia 17 de agosto, 12°C a mais que a média normal. A diferença nesta semana é que o calorão será sentido em mais estados de todas as regiões brasileiras.

O calor pode ultrapassar 42°C em Cuiabá (MT), 39°C no Rio de Janeiro, 37°C em Campo Grande (MS) e Goiânia (GO) e 34°C em Brasília e São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o tempo seco e a baixa umidade que acompanham essas temperaturas, especialmente nas áreas centrais e interior do Nordeste.

Previsão do tempo por região

Região Sul

Já no início da semana, uma frente fria aumenta os pontos de instabilidade na região, provocando chuvas de 10 milímetros no Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina. Na parte oeste, especialmente no Paraná, o tempo continua seco e sem chuvas.

Região Sudeste

Meteorologistas esperam uma semana seca e sem chuvas na região, com destaque para áreas do oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais. Entretanto, pode chover acima de 30 milímetros em partes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais. No norte mineiro, a umidade do ar fica abaixo de 30%.

Região Centro-Oeste

A massa de ar quente e seco continua deixando praticamente toda a região sem chuvas e com tempo estável. Em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a umidade do ar abaixo de 20% deixa os moradores e autoridades em estado de alerta.

Região Nordeste

A umidade relativa do ar e a falta de chuvas também afeta o interior nordestino e a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Pode chover baixos acumulados somente no litoral sul da Bahia.

Região Norte

O calor e a alta umidade provocam chuvas com volumes acima de 30 milímetros no noroeste do Amazonas. O tempo seco e sem chuvas continua no restante da região, como Pará, Amapá e Tocantins.




Voltar ao topo

Deixe um comentário