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Os ladrões não perdem a chance: novos hatches estão entre os modelos mais roubados do país

Levantamento mostra quais modelos de carros estão na mira dos ladrões e a presença de novos hatches impressiona.



Em junho, o número de carros roubados ou furtados no Brasil chegou a 19.987, segundo dados da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização). Entre os dez mais visados pelos ladrões, estão novos hatches.

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A entidade listou os 10 carros com maior índice de roubos e furtos no período, a pedido da EXAME, mostrando quais são os modelos que estão na mira dos bandidos. O resultado revela o índice de roubo em relação à frota do veículo.

O Fiat Punto ficou em primeiro lugar com 94 unidades roubadas ou furtadas no mês. O ranking revela que os modelos menos vendidos estão entre os mais roubados, e não os mais populares, apesar de parecer estranho.

“O alto custo da peça é o primeiro fator para o carro ser roubado. O segundo é a disponibilidade dessa peça. Como uma peça original costuma ser cara nas concessionárias e pode demorar a chegar, alguns motoristas buscam a peça no mercado paralelo, o que contribui para um aumento de roubos”, explica Ilson Barcelos Jr., sócio do Economizenoseguro.com.

Os 10 carros mais roubados em junho

1. Fiat Punto (94 carros roubados/furtados)

O modelo lançado em 2007 tem uma frota de 95.970 veículos no país e se enquadra na categoria hatch compacto premium. Concorrente direto do Citroën C3 e do Volkswagen Polo, ele tem como itens de série vidros elétricos (na dianteira), alerta de manutenção, computador de bordo, faróis de neblina, sistema Follow Me Home e outros.

“Os carros que têm algum nível de acessório maior tendem a ser mais roubados até por conta de ter procura maior no mercado paralelo por essas peças”, diz Barcelos Jr.

2. Peugeot 307 (83 carros roubados/furtados)

O hatch médio da Peugeot tem uma frota de 88.832 unidades, mas não está na lista dos 50 carros mais vendidos do país. A alta incidência de roubos pode ser explicada pela dificuldade de reposição das peças da marca e pela mecânica do modelo, que se mantém inalterada ao longo de muitos anos.

“A Peugeot tem uma tremenda dificuldade de reposição das peças e o pessoal recorre ao mercado paralelo. E como as peças servem para mais de um modelo, a procura é maior. A mente criminosa procura os carros com peças mais fáceis de desovar”, afirma o especialista.

3. Fiat Stilo (85 carros roubados/furtados)

O modelo tem uma frota de 90.992 unidades, apesar de não ser mais produzido desde 2010. O hatch médio lançado em 2002 é muito visado especialmente por conta desse fator.

“O Stilo é um carro de alto padrão, mas não tem tanto valor de mercado hoje porque saiu de linha. As peças, então, ficam cada vez mais caras em relação ao valor do carro e mais difíceis de serem encontradas. Com isso, os motoristas buscam preços mais acessíveis no mercado paralelo, pressionando os roubos”, diz o sócio do site Economize no Seguro

4. Spacefox (72 carros roubados/furtados)

O próximo lugar da lista é o 44º carro mais vendido em 2012, que hoje conta com uma frota de 82.089 veículos. Suas peças podem ser usadas em diversos modelos da linha Fox, por isso, ele está sempre na mira dos ladrões.

 “Tirando as traseiras, que são diferentes, os modelos da linha praticamente não diferem um do outro. Cerca de 80% das peças servem para mais de um modelo”, detalha o especialista.

Confira o restante do ranking:

5. Fiat Fiorino (283 carros roubados/furtados)

6. Fiat Idea (119 carros roubados/furtados)

7. Chevrolet Zafira (119 carros roubados/furtados)

8. Fiat Doblò (67 carros roubados/furtados)

9.Citroën C3 (153 carros roubados/furtados)

10. Renault Sandero (161 carros roubados/furtados)




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