País terá CNH para motoristas de superesportivos

Acidentes envolvendo os supercarros, conhecidos como U Classe, podem ter impulsionado mudanças na legislação. Motoristas passarão por curso.



Cerca de 270 condutores de carros esportivos da região do South Australia vão começar a seguir uma nova legislação acerca da condução dos veículos classificados como “Classe U”, modelos que são considerados supercarros. Veja em que mais as determinações implicam no dia a dia dos motoristas.

Leia mais: Queridinho dos ubers: por que este é o carro preferido dos motoristas de app?

Motoristas passarão por curso

De acordo com as informações do portal Motor1, os motoristas terão que adquirir uma habilitação específica para conduzir esportivos de alta potência. Isso precisa ser feito até dezembro do próximo ano. Para conseguir o documento, o condutor passará por aulas voltadas para guiar modelos de alto desempenho.

Com previsão para ser lançado em 2024, a capacitação vai detalhar assuntos como compreensão dos riscos, uso dos assistentes de condução, além de como operar carros de alta performance com segurança. O governo de South Australia ainda está trabalhando para aplicar medidas visando proibir o desligamento de assistentes, assegurando assim que os componentes cruciais, como controle de estabilidade e freios ABS, permaneçam operando.

A lei valerá para modelos iguais ou superiores a 375 cv por tonelada da relação peso/potência.

As novas regras se estendem para as punições. Com a novidade, motoristas que optarem por ativar o Modo Sport em áreas urbanas e, assim, causarem acidentes com mortes ou ferimentos graves responderão por “ofensa agravada”. Em entrevista ao site CarExpert, o ministro da Polícia e Serviços de Emergência, Joe Szakacs, explicou que a norma conta com exceções, pois há casos em que o sistema precisa estar desativado.

Quantidade de acidentes pode ter favorecido mudanças

Todas essas mudanças são alvo de discussões desde 2019 no país. Uma das prováveis razões para que o assunto ganhasse destaque foi um acidente que envolveu uma Lamborghini Huracan. Na época, o motorista perdeu o controle e acabou atropelando uma jovem de 15 anos. O condutor havia ligado o Modo Sport e desativado o controle de estabilidade.

A adoção da regra pode ter sido impulsionada pelo número de acidentes envolvendo supercarros. Um deles, que aconteceu em maio, envolveu outra Lamborghini Huracan. Três carros estacionados foram atingidos pelo veículo que saiu da pista. Também no ano passado, um motorista tentou fugir da polícia após ser flagrado dirigindo a 150 km/h e, durante a fuga, acabou batendo, conforme detalha o portal mencionado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário