Falar sobre o futuro do trabalho é adentrar um debate complexo e cheio de nuances. Mas quando uma personalidade como Bill Gates, cofundador da Microsoft e influente filantropo, decide dar seu palpite, todos param para escutar.
Leia também: IA põe um fim ao eterno debate: qual é o trabalho mais difícil do mundo?
Segundo Gates, a era dominada pela Inteligência Artificial (IA) já chegou, e essa inovação é tão significativa quanto a invenção dos computadores pessoais ou da internet. Mas, nessa transformação toda, qual seria o único trabalho que sobreviverá à IA?
A era da Inteligência Artificial
A IA já se faz presente em muitos aspectos de nossas vidas e, segundo Gates, citado no Ok Diário, sua influência só tende a evoluir. As áreas impactadas por essa tecnologia inovadora serão inúmeras e os empregos ligados a ela, os de maior projeção. É por isso que, na visão de Gates, os profissionais que se especializarem em IA são os que terão as melhores perspectivas de futuro.
Para Gates, as profissões ideais de hoje, pensando no que vem por aí, estão centradas em três campos:
- Inteligência Artificial
- Energia
- Biologia
Embora a biologia possa apresentar mais riscos em termos de oportunidades de trabalho, Gates vê potencial para essa área contribuir beneficamente para a IA. Para o magnata da tecnologia:
“Qualquer trabalho relacionado à Inteligência Artificial tem o potencial de moldar o futuro”.
Além disso, ele acredita que a IA permitirá a redução das horas de trabalho e focará nas tarefas mais criativas e significativas, já que as tarefas rotineiras e repetitivas poderão ser delegadas a sistemas de IA. Assim, os humanos estarão livres para atuar em atividades mais complexas e estratégicas.
O futuro do trabalho é digital
Bill Gates incentiva os jovens a aprenderem programação e a desenvolverem habilidades digitais, pois serão essenciais para os trabalhos futuros relacionados à IA. Ele destaca a importância de plataformas on-line que oferecem cursos gratuitos ou de baixo custo em programação, como Khan Academy, Coursera e edX, que proporcionam uma grande oportunidade para obter uma educação de qualidade e seguir uma carreira promissora nesse campo.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, compartilha do pensamento de Gates e acrescenta que outra profissão que se “salvará” durante a era da IA será a dos professores. Afinal, a capacidade de ensinar e se relacionar humanamente ainda é um aspecto que a IA não conseguiu replicar completamente.