O Equador, um país situado na América do Sul, é um local repleto de curiosidades cativantes. Sua posição geográfica única, cortada pela Linha do Equador, concede a ele o nome e a distinção de ser o país mais próximo do sol em relação ao centro da Terra.
Veja também: E o cafezinho? Veja preços e entenda o custo de vida na Europa em 2023
Além disso, o arquipélago de Galápagos, parte do território equatoriano, é famoso por sua diversidade biológica e sua influência nas teorias de Charles Darwin sobre a evolução. O Equador também possui uma rica herança cultural, com uma mistura vibrante de tradições indígenas e espanholas, evidenciada em sua culinária, artesanato e festivais coloridos.
Mas você já pensou em viajar para um país que tem de tudo um pouco: cultura, gastronomia, natureza e história? O fato é que esse país está bem perto do Brasil, e é possível conhecê-lo sem gastar muito. Confira a seguir:
A diversidade do Equador
O Equador é um país pequeno, mas muito diverso. Ele está dividido entre o hemisfério Norte e o Sul pela linha do Equador, que passa bem no meio do seu território. Isso significa que você pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, caso visite o Parque Ciudad Mitad del Mundo, onde há um monumento que marca essa divisão.
No entanto, o Equador não é só isso. Afinal, ele tem uma capital charmosa, Quito, que fica a quase 3 mil metros de altitude, rodeada por montanhas e vulcões. Desse modo, é possível subir no teleférico e ter uma vista panorâmica da cidade, ou explorar o seu centro histórico, que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Ademais, outra cidade que vale a pena conhecer é Cuenca, a terceira maior do país. Da mesma forma, ela também tem um centro histórico preservado, com belas igrejas e casas coloniais. Além disso, ela é famosa pela produção de chapéus panamá, que, na verdade, são originários do Equador.
Biodiversidade
O grande atrativo do país é a sua biodiversidade. O Equador abriga as Ilhas Galápagos, um arquipélago que é considerado um laboratório natural da evolução das espécies. Lá você pode ver de perto animais únicos, como tartarugas-gigantes, iguanas marinhas e leões marinhos.
Culinária equatoriana
E para completar a sua viagem, você não pode deixar de provar a culinária equatoriana, que é saborosa e acessível. As bananas são muito usadas em vários pratos, como os bolinhos de banana-verde. Além disso, é possível experimentar o ensopado de peixe, o caldo de batata e queijo e o caranguejo com salada.