Atualmente, as panelas elétricas dominaram as cozinhas brasileiras e até restaurantes utilizam dessa tecnologia. Nesse caso, a praticidade desses eletroportáteis, garante preparos mais saudáveis e em menos tempo.
Veja também: 3 segredos que você não sabia sobre a air fryer e que vão mudar sua vida
Embora tenha se popularizado rapidamente, existem algumas informações erradas acerca do uso da air fryer. Por exemplo, será que é seguro utilizar papel-alumínio para forrar o reservatório ao preparar determinadas receitas? Entenda.
É verdade que não se pode usar papel-alumínio na air fryer?
Poucos modelos disponíveis no mercado recomendam o uso contínuo de papel-alumínio na gaveta da air fryer. Sendo assim, é preciso ter alguns cuidados para não danificar o revestimento interno, que garante antiaderência.
Por outro lado, um dos principais riscos é a interrupção da circulação de ar, dado que o vapor precisa circular para cozinhar os alimentos. Quanto a isso, basta consultar a orientação no manual que veio com o aparelho ou no site oficial.
Veja a consideração das principais marcas de panela elétrica
As marcas Britânia, Multi e Philco têm a mesma opinião, de que apenas o ingrediente a ser preparado deve ser embrulhado com papel-alumínio. Portanto, o material não deve ficar próximo do fundo, bloqueando o movimento do calor.
Já a Philips Walita menciona que não é adequado usar papel-manteiga e outros papéis nas preparações. Enquanto a Polishop e a Mondial confirmam que os seus produtos estão aptos a suportar diferentes recipientes, além de forros.
Lembre-se que cada air fryer funciona de uma forma
Vale ressaltar que existem diversas configurações e cada uma tem suas peculiaridades. É claro que manter um papel costuma reduzir a quantidade de sujeira, mas esteja atenta às recomendações que partem da fábrica.
Essa atenção reduz a chance de que a fritadeira queime ou deixe de funcionar em curto prazo, causando prejuízos. Logo, aumente a durabilidade da sua panela elétrica e não deixe de usá-la seguindo todas as orientações prescritas.