O Google Maps é um aplicativo muito utilizado em todo o mundo, pois é um grande aliado daqueles que estão em busca de boas rotas, facilitando assim a descoberta de caminhos em diversos destinos. Apesar disso, ele também exibe alguns riscos que levam muitas pessoas a evitar o seu uso. Veja quais são eles e pense sobre isso.
Leia mais: WhatsApp Web ganhará tela de bloqueio para garantir privacidade; veja como
Após descobrir toda a imensidade de informações que o aplicativo coleta em termos de dados, algumas pessoas estão reconsiderando o uso do Google Maps por questões de privacidade. Isso ocorre porque, ao ativar o GPS, o Maps consegue rastrear todos os seus movimentos. Isso pode ser um risco e tanto para a sua privacidade!
Por quais razões muita gente evita o Google Maps?
Sendo um produto da marca Google, isso significa que a empresa pode ter mais informações sobre você do que aquelas que deseja compartilhar. Talvez seja por isso que, às vezes, você começa a receber anúncios relacionados a locais próximos ao lugar onde está ou que fazem parte da sua rota, por exemplo. Não é uma simples coincidência!
Em celulares Android, algumas atualizações podem causar problemas, como falhas no GPS e até mesmo desligamentos, prejudicando a experiência dos usuários. É importante estar atento a essas falhas, que podem te levar para outros caminhos, que não aqueles que você deseja. Todo cuidado é pouco.
Afinal, isso pode colocar você em risco, dependendo da situação em que esteja. Além disso, alguns recursos de navegação ainda precisam passar por melhorias, apesar de todas as vantagens oferecidas pelo Maps.
Outra preocupação relacionada à privacidade diz respeito às avaliações que realiza. Quando você compartilha informações sobre algum lugar que visitou, por exemplo, a sua análise pública pode ser uma forma de exposição.
Por isso, muitos usuários que se preocupam mais com a privacidade buscam formas alternativas de usar o GPS que não envolvam o Google Maps. E você, ainda vê vantagens em usá-lo ou está repensando os seus hábitos?