O funcionamento do nosso cérebro, na hora de interpretar as informações visuais e na compreensão de questões relacionadas à profundidade visual, se mostra ser verdadeiramente fascinante. É como se fossemos enganados pelos nossos próprios olhos. Consegue acreditar? Passe pelo desafio abaixo e diga nos qual círculo é o maior.
Leia mais: Só um ovo é verdadeiro na imagem de ilusão de ótica; qual deles é?
O desafio parece bobo, mas não é bem assim. A pergunta é simples: qual círculo é o maior? Você irá perceber que o círculo que está em volta do central é, na verdade, o elemento que mais confunde a nossa mente.
Qual dos dois círculos é o maior?
Esse teste revela como a nossa percepção pode ser influenciada por detalhes sutis. Ao observar a imagem abaixo, analise e indique qual das opções é a maior. Após pensar sobre a resposta, encontrará a explicação logo na sequência.
Você acredita que qual dos dois círculos é o maior de todos? Se você respondeu que eles têm o mesmo tamanho, acertou! Essa conclusão pode parecer surpreendente, sim. Isso acontece apenas porque o círculo envolvido pelo círculo maior parece estar mais distante, logo o nosso cérebro associa objetos mais distantes a um tamanho menor.
Por isso, muitas pessoas acreditam que o círculo maior é o indicado como B. A ilusão de ótica demonstra como o nosso cérebro pode interpretar a realidade de forma errada. Embora tenha surgido pela primeira vez em 1892, pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus, a ilusão foi redescoberta em 1901. Mesmo após tanto tempo, o intrigante desafio ainda confunde muitas pessoas, mostrando que a compreensão visual é complexa e pode ser cheia de distorções.
É uma prova da incrível complexidade do funcionamento cerebral em relação à percepção visual e à profundidade. Sendo assim, muitas coisas podem ir além do que nossos olhos captam à primeira vista. Se você ainda não se convenceu de que os dois círculos são do mesmo tamanho, confirme no gabarito abaixo: