Se arrependimento matasse: 9 cursos causam até remorso nos alunos

Alguns cursos causam frustração por diversas razões, que envolvem os baixos salários, falta de oportunidade no mercado e outros pontos.



A escolha de um curso superior acontece quase sempre quando ainda somos muito jovens e conhecemos pouco da vida e das carreiras. Por diversas razões, muitas pessoas se decepcionam com a formação que escolheram. Pensando nisso, veja quais são os cursos que causam maior frustração, segundo um levantamento.

Leia mais: 5 profissões com salários acima de R$ 5 mil sem exigência de curso superior

Para escolher em qual área seguir, é muito importante conhecer bem os seus interesses e habilidades. Fazer uma pesquisa sobre a área de atuação é crucial. Se você consegue entender melhor sobre as oportunidades de emprego, possibilidades na carreira, assim como salário e outros fatores que ajudam na sua decisão, o arrependimento pode ser menor.

Cursos que causam frustração

Na maioria das vezes, o arrependimento se dá devido às expectativas que não foram atendidas. Isso inclui, por exemplo, as condições de trabalho desfavoráveis e a falta de oportunidade de emprego. Esses são apenas alguns dos fatores que prejudicam e aumentam a sensação de insatisfação com alguma carreira escolhida.

Muitos profissionais se sentem desvalorizados. Quando conseguem emprego, os salários quase sempre são muito baixos, logo estas são as principais causas de tamanha insatisfação. Segundo um levantamento feito pela Zip Recruiter, nove cursos são considerados os mais decepcionantes do momento.

O resultado do ranking é dada as entrevistas feitas com 1.500 graduados que estão no mercado de trabalho.

Os cursos são:

1) Jornalismo: 87% de arrependimento;
2) Sociologia: 72%;
3) Artes: 72%;
4) Comunicações: 64%;
5) Educação: 61%;
6) Marketing: 60%;
7) Assistência médica: 58%;
8) Ciências políticas: 56%;
9) Biologia: 52%.

Entre as principais queixas, estão os baixos salários, poucas vagas no mercado de trabalho, dificuldade de crescimento e construção de uma carreira, mercado competitivo, além de jornadas exaustivas.

Por isso, é tão importante pesquisar ao máximo antes de fazer a sua escolha sobre qual é o curso superior do seu interesse. Estude sobre a área e, se possível, converse com profissionais e busque mais opiniões antes de se decidir. Isso pode te ajudar a reduzir as chances de insatisfação com a graduação escolhida.




Voltar ao topo

Deixe um comentário