Mesmo no meio do inverno, os brasileiros estão prestes a enfrentar uma onda de calor que será recorde para o ano. De acordo com uma previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas máximas poderão ultrapassar os 38ºC no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e no interior do Nordeste.
Leia mais: Ligue o ventilador: calor extremo chega ao Brasil e termômetros marcam 40ºC
Onda de calor preocupa brasileiros
Além disso, o tempo seco marcará presença na região Sudeste, principalmente no oeste de São Paulo, norte de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. No interior paulista, o calor intenso deverá ser registrado no oeste e noroeste, onde os termômetros podem chegar a marcar 40ºC no período da tarde.
Dessa forma, é necessário que os moradores dessas áreas tenham atenção redobrada ao índice de umidade relativa do ar. Isso, porque a previsão indica que o índice deverá ficar abaixo dos 20%, aumentando assim os riscos de queimadas e de agravamento das doenças respiratórias.
Temperaturas máximas para esta semana
Na capital e na região metropolitana de São Paulo, a temperatura máxima pode atingir os 34ºC, com a umidade relativa do ar chegando aos 25%. Devido ao tempo seco, a Defesa Civil alerta para que a população não coloque fogo em áreas de vegetação e não descarte bitucas de cigarro nas rodovias.
Essas ações podem criar grandes incêndios. Ambas são consideradas crimes ambientais.
Ademais, é recomendado que os moradores dessas áreas tomem bastante água para manter a hidratação e se protejam do sol, principalmente durante a tarde. É recomendado também evitar realizar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre as 10h até às 17h.
Por fim, veja quais serão as temperaturas máximas que serão registradas nessa semana em algumas capitais, conforme divulgado pelo Climatempo:
- Brasília: 34°C;
- São Paulo: 34°C;
- Belém: 35ºC;
- Goiânia: 37°C;
- Porto Velho: 37°C;
- Teresina: 37ºC;
- Campo Grande: 37°C;
- Manaus: 39ºC;
- Rio de Janeiro: 39°C;
- Cuiabá: 42°C.