Dependendo da fruta, o processo de amadurecimento costuma ocorrer rapidamente, resultando na formação de fungos. Nesse caso, é necessário observar certos fatores que promovem a contaminação por bactérias e demais microrganismos.
Veja também: Especialistas aprovam: 5 frutas mega saudáveis para comer todos os dias
Portanto, é imprescindível reconhecer os riscos de comer um vegetal estragado, tomando todas as precauções possíveis. Confira algumas maneiras de descobrir se o fruto ainda está bom para ser consumido ou adicionado em receitas.
Pequenos pontos brancos e esverdeados sinalizam mofo
Atente-se aos pontos brancos que acabam surgindo em verduras, frutas e legumes, que surgem em tonalidades brancas e esverdeadas. Parte desses fungos parecem algodão e são estimulados pelo excesso de umidade e decomposição.
As frutas mofadas devem ser descartadas no lixo, para evitar que outros alimentos próximos se contaminem também. Segundo a IARC (Agência Nacional de Pesquisa sobre o Câncer), as micotoxinas elevam a incidência de câncer no fígado.
Não! Cortar a parte ruim antes de comer as frutas não vai adiantar
Algumas pessoas acreditam que eliminar apenas a área prejudicada salva o alimento, em busca de menor desperdício. No entanto, essa dica não é recomendável, pois um pequeno fragmento de bolor já contamina toda a fruta.
Nesse sentido, mesmo as áreas que aparentam estar ilesas, oferecem um grande potencial de intoxicação. Quanto a essa ocorrência, é melhor não arriscar e na hora de fazer o mercado, escolher produtos frescos e na quantidade certa.
Estas são as principais doenças causadas por fungos e bactérias
Vale ressaltar que as complicações causadas pelo mofo são diversas, dependendo da bactéria que se instala no corpo. Atualmente, sabe-se que os impactos são ainda maiores nos sistemas neurológico, hepático e renal, deixando sequelas.
Entre os principais sintomas da infecção fúngica estão a confusão mental, dores no fígado, insuficiência renal e em casos extremos, tumores. Dessa forma, evite a todo custo experimentar, nem que seja um pedaço de comida embolorada.