O WhatsApp se consolidou no Brasil como um dos principais aplicativos de mensagem, pois está entre os mais usados pela população. Essa popularidade se deve a diversas funcionalidades do mensageiro, que proporcionam aos usuários uma forma mais prática e ágil de resolver questões de todos os tipos.
Leia mais: Dê adeus aos contatos invasivos com truques de privacidade no WhatsApp
Quem busca por mecanismos não disponíveis na plataforma oficial do mensageiro, como de personalização ou até mesmo de leitura de mensagens apagadas, acaba optando por aplicativos alternativos, a exemplo do NS WhatsApp.
A questão é que quem utiliza as versões não convencionais deve ficar atento, pois a prática pode não só resultar no banimento da conta como também irá colocar em risco a privacidade e segurança dos dados. Confira a seguir os cinco motivos para abandonar o dispositivo alternativo agora mesmo.
Por que usar apps alternativos do WhatsApp não é uma boa ideia?
As versões alternativas ganharam popularidades nos últimos anos justamente por ofertar recursos que a plataforma oficial não disponibiliza. Uma das opções populares é o WhatsApp GB, uma espécie de clone do modelo original e desenvolvido pela Meta, mas que apresenta funções extras diversas, como o agendamento de mensagens.
O WhatsApp NS também é um dos apps não oficiais que chama atenção por causa dos recursos de personalização que permitem deixar o dispositivo de qualquer cor, mudar fontes e até mesmo impedir que pessoas apaguem as mensagens.
Por um lado, as funcionalidades podem atrair, mas de outro, podem gerar dores de cabeça aos usuários. O portal Canaltech separou cinco motivos não usar esses serviços. Dois deles estão relacionados com privacidade. Esses sistemas não asseguram o uso da criptografia de ponta a ponta, tecnologia que atualmente protege todo o conteúdo das conversas, ou seja, as mensagens podem ficar expostas a qualquer momento.
Além disso, as políticas de permissões do WhatsApp NS, por exemplo, não são claras. Com isso, arquivos sensíveis, incluindo fotos e vídeos, podem ficar comprometidos, uma vez que, ao aceitar as permissões solicitadas pelo dispositivo, não se sabe para onde esses dados são destinados.
Vale lembrar que, por não ser um aplicativo oficial, o seu download não é feito por vias confiáveis, como as lojas de apps. Esse processo é feito por APK, que não conta etapas de segurança para deixar o celular livre de malwares e spywares. Além disso, claro, por não ser uma versão oficial que garante as medidas de segurança, o principal motivo para não usar esses sistemas é chance de ser banido no WhatsApp original.
Os programas alternativos não seguem os termos de serviço. Nesse caso, o banimento é temporário, mas pode ser um verdadeiro transtorno para quem usa o recurso com frequência.