Sem despertador, as pessoas usavam estes 5 truques para acordar cedo

Conheça um pouco mais sobre como os nossos ancestrais acordavam no passado, antes da presença do despertador.



Quando precisamos acordar em um horário específico, seja para trabalhar ou fazer outra atividade, a primeira coisa que fazemos é recorrer ao despertador. Por mais simples que possa parecer a existência de algo do tipo, passamos por muitos períodos diferentes até chegarmos a essa tecnologia.

Veja também: Nem chuva apaga: o mistério do fogo eterno que queima há 4 mil anos

Há algum tempo, já não é mais necessário a presença de um despertador físico. O celular já realiza essa mesma função. No entanto, aqueles que viveram anteriormente tiveram que criar outras estratégias para que estivessem em pé logo cedo. É isso que exploraremos.

Antes de mais nada, é preciso dizer que a aplicação dos métodos varia conforme o local e a época.

Era assim que os seres humanos acordavam antes da existência do despertador

1. Bebendo muita água (Controle da bexiga)

Todos sabemos que beber bastante água antes de dormir pode fazer com que você acorde no meio da madrugada para ir até o banheiro. Ao que parece, isso foi uma estratégia usada para os humanos anteriores acordarem antes do sol nascer, até mesmo para que ataques fossem evitados.

2. Luz natural e sons de natureza

Outro método usado era posicionar suas camas para onde o sol nascia. Como resultado, as pessoas permitiam que fossem acordadas pelos raios do sol. Além disso, os sons da natureza, como o canto do galo, também contribuíam para o processo de despertar.

3. The Knocker Upper

Durante o período da Revolução Industrial, era comum a presença de um homem apelidado de “Knocker Upper”. Ele era responsável por bater nas janelas das pessoas para acordá-las de manhã. Os clientes concordavam verbalmente com antecedência ou colocavam um horário predileto nas portas, ou janelas. Ou seja, todo mundo chegava ao trabalho a tempo.

4. Apito da fábrica

Traçando uma relação com o último item, durante a Era Industrial, os trabalhadores viviam nas redondezas das fábricas onde atuavam e eram acordados ao som do apito das fábricas. Aquele era um sinal que avisava o pessoal de que era hora de começar a trabalhar.

5. Sinos religiosos

Em sociedades cristãs, os sinos convocavam os fiéis à oração pela manhã. Por fim, ao mesmo tempo, os sinos religiosos também serviam para marcar a passagem do tempo ao longo do dia antes que as pessoas começassem a usar relógios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário