Só não esquece a cabeça porque tá grudada? 4 dicas vão turbinar sua memória

Com pequenas mudanças no dia a dia, é possível transformar aquele cérebro preguiçoso em uma máquina potente de retenção.



Quem nunca esqueceu onde deixou as chaves de casa ou o nome de um colega de trabalho? Sejamos honestos, nem todos nós fomos abençoados com uma memória de elefante. Mas, imagine se você pudesse dar um ‘upgrade’ nesse HD interno chamado cérebro? E não, não estamos falando sobre consumir litros de café ou recitar o alfabeto de trás pra frente.

Leia mais: Acredite ou não, ser motivado demais pode pregar peças na sua memória

Estamos nos referindo a técnicas que podem turbinar sua capacidade de retenção. Acha impossível? Então se prepara, porque depois deste texto, você vai querer testar todas.

4 dicas para dar um ‘upgrade’ na memória

1) Dance ao som do desconhecido

Sim, é isso mesmo! Quando foi a última vez que você se aventurou em algo novo? Nossa mente é como um músculo que precisa de desafios para crescer. Não precisa ser um Einstein, mas que tal começar um curso de culinária tailandesa? Ou quem sabe arriscar uns passos de salsa? O importante é sair da zona de conforto. E, ah, vale tudo: desde aprender a fazer malabarismos até tocar um instrumento musical. O cérebro agradece!

2) Reinvente a roda (ou pelo menos, o trajeto até o trabalho)

Entrar no piloto automático é moleza, difícil mesmo é decidir mudar a rota. Já pensou em como seria ir para o trabalho por um caminho diferente? Ou quem sabe usar aquela caneta chique com a mão esquerda? Pequenas mudanças na rotina desafiam o cérebro e o forçam a criar novas conexões neurais. E o melhor, você ainda pode descobrir um café incrível no novo trajeto!

3) Desafie-se em um jogo de memória

Esqueça aquele joguinho do celular. Estou falando dos clássicos como palavras cruzadas, quebra-cabeças ou até mesmo jogos de cartas. Além de serem divertidos, são uma maneira incrível de exercitar a mente e manter a memória afiada. E quer uma dica de ouro? Leia. Sim, ler é uma maneira poderosa de estimular a memória e expandir o conhecimento.

4) Durma bem e medite

Pode parecer clichê, mas uma boa noite de sono e momentos de meditação são cruciais para consolidar tudo o que aprendemos durante o dia. Então, invista em um travesseiro confortável e comece a meditar, nem que seja por 5 minutinhos. Seu cérebro (e sua memória) vão te recompensar!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário