Sua zamioculca não cresce? 5 dicas vão deixá-la a mais bonita das plantas

A zamioculca tem se popularizado em países tropicais, como o Brasil. Conheça os cuidados que você deve ter em relação ao seu cultivo.



Os primeiros registros de Zamioculca foram encontrados nas florestas da Tanzânia, no continente africano. No entanto, as sementes começaram a ser cultivadas em diversos países, conforme a interação entre diferentes povos da África.

Veja também: O segredo da zamioculca perfeita pode estar na terra; veja qual é a ideal!

Na América do Sul, tornou-se uma excelente opção de planta para quem vive em apartamentos e não tem muito tempo. Isso se deve à resistência e menor dependência de água e luz solar, sobrevivendo na sombra de casa.

Zamioculca
Zamioculca

Cuidados indispensáveis para fazer a sua zamioculca crescer:

1. O excesso de água pode deixar as folhas amarelas

É importante lembrar que diferente de outras espécies, a zamioculca absorve água lentamente, levando dias para distribuir a seiva. Nesse sentido, regar demais pode matar a planta aos poucos, então não peque pelo excesso e monitore a umidade.

2. A zamioculca não pode ficar sob a luz direta do sol

Outro aspecto que a diferencia é a impossibilidade de ficar sob a luz direta do sol, então priorize ambientes que essa iluminação seja equilibrada. Dessa forma, gire os vasos para garantir que todos os lados passam pelo processo de fotossíntese.

3. Não esqueça de realizar a reposição dos nutrientes

A reposição de nutrientes é indispensável, pois garante a vitalidade e sobrevivência, das raízes às folhagens. Quanto a esse aspecto, opte por restos orgânicos de alimentos e aproveite o fertilizante natural que sai da composteira.

4. As trocas de vaso são essenciais para o crescimento

Se não houver espaço para crescer, naturalmente os caules ficarão espremidos, perdendo oxigenação. Assim sendo, a longo prazo, esse fator compromete a obtenção de nitrogênio, potássio e zinco, que compõem suas células.

5. Escolha uma mistura de terra nutritiva e orgânica

Pensando na melhor mistura de terra, em ¼, coloque 2 partes de terra, uma de areia e finalize com húmus de minhoca. Desse modo, lembre-se seguir essas proporções, potencializando a distribuição de vitaminas e minerais.

Por fim, vale lembrar que as zamioculcas são tóxicas, principalmente para crianças e animais domésticos. Nesse caso, considere essa informação e na hora do cultivo, não esqueça de usar luvas e higienizar as mãos após as manutenções.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário