Tão delicada: água da chuva PODE fazer cereja explodir; entenda o fenômeno

Agricultores seguem uma série de cuidados relacionados à água da chuva quando plantam cerejas, pois o fruto apresenta sensibilidade.



Não é novidade para muitos que a água é um item essencial, sobretudo para cultivo de alimentos. Um costume e ponto importante no trabalho dos agricultores é ficar sempre atento aos períodos de chuva, para assim encontrar os melhores momentos de ir em frente com cada etapa do plantio.

Leia mais: Especialistas aprovam: 5 frutas mega saudáveis para comer todos os dias

Esse monitoramento da chuva funciona de modo diferente entre aqueles que trabalham com o cultivo de cereja. Isso, porque os agricultores lidam com um fenômeno que pode trazer prejuízo e acabar desperdiçando toda uma produção: a “explosão” das cerejas.

Imagem: Damian Lugowski/Shutterstock

A chuva pode ser aliada e inimiga

O problema, inclusive, pode impactar 90% da produção, se o plantio do fruto não receber os cuidados que lidam com as chuvas intensas, segundo aponta o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rufino Cantillano. Esse efeito atinge frutos, mesmo que não apresentem problemas, logo acaba impactando também no preço. Entenda melhor ao longo do texto.

Cereja é delicada e, por isso, pode explodir no plantio

Conforme explicado ao G1, o efeito “explosão” das cerejas acontece devido à sensibilidade do fruto contra a água. O alimento já contém o líquido, misturado com açúcar e outras substâncias internamente, mas a água externa pode ser um problema, já que a cereja tenta absorvê-la para realizar o processo de osmose, que visa equilibrar a concentração de açúcar com água, mas não consegue devido à pressão.

Essa situação é chamada de pressão osmótica.

Segundo o especialista, a pressão atrapalha a busca por equilíbrio, assim, a cereja fica inchada e acaba estourando. O efeito é mais comum com o avanço do amadurecimento da fruta e não é causado somente pela água da chuva, mas também com irrigação, o que gera problemas em cerejas que não apresentam nenhum defeito.

Outros fatores também podem causar a explosão, como umidade alta.

Para evitar isso, os agricultores seguem alguns truques, como adotar o uso de coberturas plásticas, ventiladores, estufas, substâncias hidrofóbicas e aplicação de controle de irrigação. O pesquisador da Embrapa detalha que o Brasil não tem pomares comerciais de cereja doces e, por conta da sua delicadeza, processo de produção e importação, os frutos ficam mais caros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário