O primeiro semestre de 2023 registrou um aumento significativo de 14% no número de roubos e furtos de carros utilitários esportivos na Região Metropolitana de São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este ano, os modelos da marca Jeep, especificamente o Renegade e o Compass, são os SUVs mais visados pelos criminosos.
Leia também: Vale ter um na garagem? Os 5 SUVs mais cobiçados de 2023 (até agora)
Os dados foram divulgados por um levantamento realizado pela Ituran Brasil, uma empresa especializada em rastreamento de veículos. De acordo com Fernando Correia, coordenador de operações da empresa, esse aumento nos índices de roubo é, apesar de inaceitável, compreensível do ponto de vista estatístico, considerando a crescente demanda por SUVs, que continuam liderando as vendas de veículos no Brasil.
No primeiro semestre deste ano, esses utilitários esportivos representaram quase metade (46,85%) dos emplacamentos no país, conforme informações da Fenabrave. Além disso, algumas medidas de incentivo do governo federal para aquisição de carros abaixo de R$ 120 mil contribuíram para o aumento das vendas desses veículos.
Modelos da Jeep são os SUVs mais visados pelos criminosos
O levantamento também revelou mudanças nas preferências dos criminosos quanto aos modelos mais visados. O Honda HR-V, que liderava o ranking em 2022, perdeu a primeira posição para o Jeep Compass.
Enquanto os roubos e furtos de HR-V apresentaram uma redução de 26,1% entre os primeiros semestres de 2022 e 2023, o Jeep Compass registrou um aumento alarmante de 94%, indo de 214 para 415 casos. O Jeep Renegade também se destacou com um crescimento de 49%, passando de 275 para 410 ocorrências.
Na cidade de São Paulo, o cenário não é diferente. O número de SUVs roubados ou furtados aumentou em 18% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram contabilizados 2.716 casos de roubo/furto de SUVs em 2023, em contraste com os 2.295 casos registrados em 2022. Esses dados alertam para a importância de medidas preventivas e de segurança para proprietários desses veículos na região metropolitana.